Desembargador  fala sobre futura função como Corregedor da Justiça ao Correio Braziliense

Desembargador fala sobre futura função como Corregedor da Justiça ao Correio Braziliense

Desembargador fala sobre futura função como Corregedor da Justiça ao Correio Braziliense

por ACS — publicado 2024-03-07T10:10:00-03:00

O Corregedor e Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE/DF), Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, concedeu entrevista ao Correio Braziliense sobre sua futura missão no Poder Judiciário do Distrito Federal. O Desembargador, que conclui seu mandato no TRE/DF em abril deste ano, será o próximo Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios no biênio 2024-2026. 

Na entrevista, o Desembargador falou sobre condutas irregulares que ocorreram nas eleições de 2022 no DF, combate às fake news, manifestações de magistrados nas redes sociais e outros temas. 

Perguntado sobre a participação das mulheres em cargos de destaque do Judiciário, o Desembargador Mário-Zam disse entender que tal participação é muito importante. 

“Há mais de 15 anos, as assessoras chefes dos meus gabinetes, tanto no TRE-DF quanto no TJDFT, são mulheres. Na Corregedoria, que assumirei em abril, já decidi que a secretária-Geral e a chefe do gabinete serão mulheres. A respeito da proporção da presença de mulheres na magistratura, penso que na primeira instância será necessário ter coragem de abrir concurso para mulheres advogadas, reservando cota para os homens. Já no segundo grau, os tribunais estão estudando com profundidade como fazer para um dia chegar a paridade. Não é tarefa fácil, diante das disposições constitucionais e legais. Para ocupação de cargos na administração, será mais fácil alcançar esse objetivo. Basta decisão simples de cada corte brasileira”, disse. 

Acesse a íntegra da entrevista no site do Correio Braziliense.

Fonte: TJDFT