Correio Braziliense publica artigo de Juíza do TJDFT sobre o Espaço Conciliar

Correio Braziliense publica artigo de Juíza do TJDFT sobre o Espaço Conciliar

Correio Braziliense publica artigo de Juíza do TJDFT sobre o Espaço Conciliar

por ACS — publicado 2023-04-12T12:43:00-03:00

Artigo da Juíza do TJDFT Marina Corrêa Xavier foi publicado no Correio Braziliense nesta quarta-feira, 12/4. Com o título “Mediação e Conciliação para Atender Demandas da População”, a publicação  aborda a inauguração do Espaço Conciliar, ambiente multidisciplinar de atendimento e encaminhamento de demandas voltadas para a população hipossuficiente do Distrito Federal, em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

No artigo, a magistrada fala sobre os objetivos da parceria entre as instituições e o modo de funcionamento do Espaço. “As sessões de mediação ocorrerão tanto presencialmente como de forma virtual, e serão conduzidas por mediadores integrantes dos quadros do TJDFT e da Defensoria Pública”, esclarece a Juíza. 

Além disso, a autora expõe as vantagens da mediação e conciliação, tanto para o jurisdicionado quando para o Sistema de Justiça. “Além de aprimorar a comunicação entre os membros da família e de viabilizar a construção de um acordo para as questões tratadas, o procedimento é dotado de componente preventivo e busca empoderar os participantes para que consigam solucionar os conflitos futuros sem a necessidade de recorrer ao Judiciário”, destaca.

Acesse a íntegra do artigo no site do Correio Braziliense ou na página de Artigos do site do TJDFT.  

Inauguração Espaço Conciliar

A inauguração do Espaço Conciliar ocorreu nesta quarta-feira, 12/4, às 10h, no Edifício Juiz de Direito Josué Ribeiro de Sousa, na Quadra 909 do SGAN, em Brasília/DF. O local será voltado para a população do DF, especialmente para pessoas hipossuficientes, ou seja, de baixa renda, que não têm condições de arcar com as taxas e custas exigidas para a tramitação de um processo judicial. 

O objetivo da iniciativa é solucionar diversas questões, por meio de mediação e conciliação. O atendimento será feito das 8h às 18h, em dias úteis. 

Fonte: TJDFT