Corregedor do TJDFT participa de reunião no CNJ para definir diretrizes da nova gestão

Corregedor do TJDFT participa de reunião no CNJ para definir diretrizes da nova gestão

Corregedor do TJDFT participa de reunião no CNJ para definir diretrizes da nova gestão

por RS — publicado 2024-10-08T18:20:00-03:00

Audiodescrição: A imagem mostra 15 homens de pé em uma sala de reuniões, alinhados atrás de uma mesa com o logo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na frente. Eles estão formalmente vestidos, usando terno e gravata, e posam para a foto. No fundo, há uma parede de madeira com o logotipo do CNJ ao centro. A iluminação do local é clara, com luzes fluorescentes no teto. A expressão dos presentes é séria, em um ambiente formal, típico de reuniões institucionais.Nesta segunda-feira, 7/10, o Corregedor da Justiça do Distrito Federal, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, participou de reunião convocada pelo Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Mauro Campbell Marques. O encontro, realizado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reuniu Corregedores-Gerais de diversos estados. O objetivo foi discutir as diretrizes da nova gestão e fortalecer a comunicação entre os órgãos do Judiciário.

A reunião é a primeira da gestão do Ministro Mauro Campbell, que destacou sua intenção de manter um contato próximo e constante com os Corregedores dos tribunais. Entre os temas abordados, estavam a continuidade de programas o “Solo Seguro” e “Novos Caminhos”, além da apresentação do calendário de inspeções, que inclui o TJDFT entre os primeiros tribunais a serem visitados ainda este ano.

Além disso, foi discutida a importância da presença dos Juízes nos fóruns, “medida crucial para garantir uma prestação jurisdicional eficiente e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, segundo o Corregedor Nacional. Destacou-se, ainda, a prioridade dada aos processos disciplinares que tramitam no CNJ, para que os magistrados tenham tranquilidade no desempenho de suas funções com a conclusão rápida e justa desses processos.

Por fim, o Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa expressou sua disposição em contribuir com ações que reforcem a imagem positiva do Poder Judiciário perante a sociedade.  A reunião também abordou temas de grande relevância para o aprimoramento das corregedorias estaduais, como o Exame Nacional dos Cartórios (Enac), o Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor) e o Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do País (Encoge). Os encontros visam o alinhamento das práticas entre os Corregedores de Justiça e o fortalecimento das ações que contribuam para a melhoria contínua do Judiciário brasileiro.

Fonte: TJDFT