Comitiva da 1ª Vara da Infância e da Juventude visita Hospital da Criança para fortalecer parceria

Comitiva da 1ª Vara da Infância e da Juventude visita Hospital da Criança para fortalecer parceria

Comitiva da 1ª Vara da Infância e da Juventude visita Hospital da Criança para fortalecer parceria

por LF — publicado 2024-06-07T18:55:00-03:00

servidoras e juíz da 1ª VIJ estão na foto com a diretora executiva e a assessora jurídica do HCBNessa quinta-feira, 6/6, o Juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude do TJDFT, Evandro Neiva de Amorim, acompanhado por servidoras da equipe psicossocial da Vara, visitou o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) para conhecer sua estrutura, funcionamento e modelo de gestão, além de discutir o fluxo de atendimento entre as instituições. 

A comitiva foi recebida pela Diretora Executiva do HCB, Valdenize Tiziani, e pela Assessora Jurídica, Cristina Melo Gonçalves. Participaram também da visita as servidoras Luciana de Paula, Assessora Técnica da 1ª VIJ; Maíra Coelho, substituta da Assessora; e Cinara de Oliveira Santos, Supervisora Substituta da Seção de Fiscalização, Orientação e Acompanhamento de Entidades. 

Visita HCBSegundo Valdenize Tiziani, o Hospital da Criança é referência no diagnóstico e tratamento de doenças raras pediátricas, tanto genéticas quanto não genéticas. O HCB foi inaugurado há 12 anos e possui uma ambientação especialmente adaptada ao universo infantil, para promover um atendimento humanizado. A Diretora apresentou a estrutura do hospital, que inclui jardins, salas bem iluminadas e coloridas, e alas temáticas inspiradas em biomas e no fundo do mar.

Ao apresentar a ala da psicopedagogia, a Diretora Executiva do HCB enfatizou a preocupação em evitar que as crianças internadas por longos períodos atrasem seus marcos de desenvolvimento. “Nossa preocupação é que a criança, mesmo com uma condição grave, não atrase os marcos de desenvolvimento”, ressaltou.

O Juiz Evandro Neiva de Amorim ficou impressionado com o funcionamento do HCB. “Percebi a competência e a capacidade de vocês, especialmente a busca pela excelência no trabalho. É muito bom tê-los como parceiros. Temos confiança de que as crianças em situações graves de saúde estão bem cuidadas”, afirmou.

Durante a reunião, foram discutidos assuntos técnicos relativos ao encaminhamento e informações das crianças sob os cuidados da 1ª VIJ/DF. Luciana de Paula sugeriu a criação de um fluxo de comunicação entre a 1ª VIJ e os profissionais do HCB. Valdenize Tiziani propôs a realização de um workshop neste mês entre as equipes psicossociais de ambas as instituições para aprimorar o entendimento mútuo sobre os respectivos funcionamentos internos.

Comitiva de servidoras e juiz da 1ª VIJ estão sentados à mesa de reunião com assessora jurídica e diretora executiva do HCBOutro tema abordado foi a renovação do termo de cooperação entre o TJDFT e o HCB, que vence em novembro. Ao final da visita, o magistrado agradeceu pela recepção e parceria. “Buscamos o melhor para crianças e adolescentes, e esse diálogo permanente é importante, pois estamos lidando com questões sensíveis e urgentes envolvendo crianças”, concluiu.

Hospital da Criança

A Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), instituição atuante no Distrito Federal, identificou a necessidade de expandir sua atuação além do apoio às famílias de crianças com câncer e mobilizou a sociedade para criar o Hospital da Criança de Brasília José Alencar. O hospital oferece consultas, cirurgias ambulatoriais, diagnósticos, quimioterapias, diálise, e procedimentos sob sedação para crianças e adolescentes.

A instituição possui unidade de internação completa, incluindo UTI, centro de ensino e pesquisa, e realiza mais de 400 mil atendimentos anuais. O HCB atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).

Acordo de cooperação

O TJDFT, o Hospital da Criança de Brasília e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE) possuem um acordo de cooperação para proteção da criança, assinado em novembro de 2022. O objetivo é estabelecer a cooperação técnico-científica, psicossocial e de atendimento especializado na área de saúde e jurisdicional da infância e da juventude, com garantia de urgência máxima e de celeridade na tramitação judicial de encaminhamentos realizados pelo ICIPE, relacionados a atendimentos do público infantojuvenil no Hospital da Criança de Brasília.

Fonte: TJDFT