Comissão de Heteroidentificação do TJDFT convocará candidatos do Exame Nacional da Magistratura

Comissão de Heteroidentificação do TJDFT convocará candidatos do Exame Nacional da Magistratura

Comissão de Heteroidentificação do TJDFT convocará candidatos do Exame Nacional da Magistratura

por ACS — publicado 2024-03-15T17:11:00-03:00

No período de 19 a 21 de março de 2024, a Comissão de Heteroidentificação para Concursos e Exames Públicos (CHCEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) convocará os candidatos do Exame Nacional da Magistratura  (ENAM), regido pelo Edital nº 01/2024, com domicílio no DF, para participarem da averiguação por videoconferência, a ser realizada pela plataforma Microsoft Teams. O comunicado oficial será divulgado no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal no dia 18 de março de 2024.

No dia e horário designados, com o documento de identificação em mãos, o(a) candidato(a) deverá solicitar o seu ingresso na sala da videoconferência. O (a) candidato (a) que não comparecer à videoconferência do procedimento de heteroidentificação perderá o direito de concorrer às vagas reservadas para pessoas negras.

A videoconferência será filmada e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos. O (a) candidato (a) que recusar a realização da filmagem do procedimento será eliminado do concurso público, nos termos do artigo 8º, § 2º da Resolução CNJ 541/2023. Não haverá deliberação na presença do(a) candidato(a).

A Comissão de Heteroidentificação terá até o dia 2/4/2024 para emitir parecer quanto à validação ou não da autodeclaração da condição de pessoa negra, conforme consta do subitem 4.5.1 do Edital nº 01/2024 – ENAM.

Outras informações a respeito da averiguação por videoconferência poderão ser obtidas pelo telefone (61) 3103-6904.

Comissão de Heteroidentificação

A Comissão foi criada recentemente, em fevereiro de 2024, conforme Portaria Conjunta 11 de 7/2/2024. O objetivo é comprovar a condição autodeclarada de candidatos ou examinandos que indicarem fazer parte de determinada raça no ato de inscrição para os concursos e exames públicos de interesse do TJDFT.

A CHCEP  é composto por 40 membros. Além deles, contará com a colaboração ou auxílio da Coordenadoria de Apoio ao Concurso para Juiz de Direito Substituto e a Serviços Extraordinários (CACJE) ou da Comissão Permanente de Apoio ao Concurso para Servidores e para Delegação de Serviços de Notas e Registros (CACSD), de acordo com o público-alvo do concurso ou exame público.

Fonte: TJDFT