CIJ visita estrutura do SEST SENAT para atendimento de jovens acolhidos
Nesta quarta-feira, 28/2, representantes da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (CIJ/TJDFT) visitaram uma unidade operacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). O objetivo foi conhecer a estrutura de serviços gratuitos a serem oferecidos ao público infantojuvenil vinculado a entidades de acolhimento do Distrito Federal. A iniciativa será alinhada em acordo de cooperação a ser firmado entre o TJDFT e o SEST SENAT neste semestre.
A CIJ foi representada pelo Assessor Carlos Vanderlinde e pelos servidores Márcio Alves, Supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social do TJDFT, e Deiza Leite. O SEST SENAT foi representado pelos analistas do Departamento Executivo Raíssa Osorio e Magno Correia, bem como pelo Diretor da Unidade Operacional A 04, em Samambaia, Antônio Fernando Costa Cardozo.
Benefício para jovens acolhidos
Após a reunião entre as instituições, os integrantes da CIJ foram recepcionados pelo gestor da unidade, Antônio Costa, e pelos analistas Raíssa Osorio e Magno Correia, para uma visita ao local. A estrutura será utilizada para o desenvolvimento do projeto do SEST SENAT denominado Impulsiona.
A iniciativa tem a finalidade de integrar ao mercado de trabalho e à sociedade jovens em situação de vulnerabilidade social e sob medida protetiva de afastamento de suas famílias, aplicada pelo Juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF.
A CIJ conheceu o Módulo de Desenvolvimento Profissional, onde há salas de aula, ginásio, oficina pedagógica, simulador híbrido de direção (para ônibus e caminhão) e simulador de aviação, além de outras ferramentas que o SEST SENAT disponibiliza à formação de profissionais para o setor de transportes em todo o Brasil.
A equipe também conheceu o Módulo de Promoção Social da unidade, dotado de salas para atendimentos nas áreas de psicologia, fisioterapia, nutrição e odontologia, além de auditório com capacidade para mais de 100 pessoas.
Acordo de cooperação
Pioneiro no Brasil, o acordo de cooperação em estudo prevê que o SEST SENAT ficará responsável por fornecer, gratuitamente, por meio do projeto Impulsiona, serviços de saúde nas especialidades de fisioterapia, psicologia e nutrição.
Além disso, serão oferecidas atividades de esporte e lazer e formação em cursos de qualificação profissional, que incluem trilhas de aprendizagem nas temáticas de desenvolvimento pessoal e profissional, mercado de trabalho, inglês básico e informática, de forma a inserir os jovens nos Programas de Aprendizagem Profissional.
Fonte: TJDFT