CIJ visita estrutura do SEST SENAT para atendimento de jovens acolhidos

CIJ visita estrutura do SEST SENAT para atendimento de jovens acolhidos

CIJ visita estrutura do SEST SENAT para atendimento de jovens acolhidos

por LF — publicado 2024-02-29T17:16:00-03:00

Dois homens e uma mulher, representantes da CIJ, e dois homens e uma mulher, representantes do SEST SENAT, posam para foto com uma placa atrás escrito SEST SENATNesta quarta-feira, 28/2, representantes da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (CIJ/TJDFT) visitaram uma unidade operacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). O objetivo foi conhecer a estrutura de serviços gratuitos a serem oferecidos ao público infantojuvenil vinculado a entidades de acolhimento do Distrito Federal. A iniciativa será alinhada em acordo de cooperação a ser firmado entre o TJDFT e o SEST SENAT neste semestre. 

A CIJ foi representada pelo Assessor Carlos Vanderlinde e pelos servidores Márcio Alves, Supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social do TJDFT, e Deiza Leite. O SEST SENAT foi representado pelos analistas do Departamento Executivo Raíssa Osorio e Magno Correia, bem como pelo Diretor da Unidade Operacional A 04, em Samambaia, Antônio Fernando Costa Cardozo. 

Benefício para jovens acolhidos

Jovens vestindo camiseta azul estão sentados em carteiras estudantis em uma sala de aulaApós a reunião entre as instituições, os integrantes da CIJ foram recepcionados pelo gestor da unidade, Antônio Costa, e pelos analistas Raíssa Osorio e Magno Correia, para uma visita ao local. A estrutura será utilizada para o desenvolvimento do projeto do SEST SENAT denominado Impulsiona. 

A iniciativa tem a finalidade de integrar ao mercado de trabalho e à sociedade jovens em situação de vulnerabilidade social e sob medida protetiva de afastamento de suas famílias, aplicada pelo Juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF.

A CIJ conheceu o Módulo de Desenvolvimento Profissional, onde há salas de aula, ginásio, oficina pedagógica, simulador híbrido de direção (para ônibus e caminhão) e simulador de aviação, além de outras ferramentas que o SEST SENAT disponibiliza à formação de profissionais para o setor de transportes em todo o Brasil.

A equipe também conheceu o Módulo de Promoção Social da unidade, dotado de salas para atendimentos nas áreas de psicologia, fisioterapia, nutrição e odontologia, além de auditório com capacidade para mais de 100 pessoas. 

Acordo de cooperação

Pessoas com uniformes e toucas brancas estão em um consultório de odontologiaPioneiro no Brasil, o acordo de cooperação em estudo prevê que o SEST SENAT ficará responsável por fornecer, gratuitamente, por meio do projeto Impulsiona, serviços de saúde nas especialidades de fisioterapia, psicologia e nutrição.

Além disso, serão oferecidas atividades de esporte e lazer e formação em cursos de qualificação profissional, que incluem trilhas de aprendizagem nas temáticas de desenvolvimento pessoal e profissional, mercado de trabalho, inglês básico e informática, de forma a inserir os jovens nos Programas de Aprendizagem Profissional. 

Fonte: TJDFT