CIJ/TJDFT orienta como usar cartilha na prevenção da violência sexual contra crianças

CIJ/TJDFT orienta como usar cartilha na prevenção da violência sexual contra crianças

CIJ/TJDFT orienta como usar cartilha na prevenção da violência sexual contra crianças

por NC — publicado 2024-08-12T15:00:00-03:00

Desenho de uma criança do sexo feminino em frente ao prédio da Justiça da Infância e Juventude. Na página está escrito: A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (CIJ/TJDFT) acaba de lançar manual de orientações em formato de vídeo para auxiliar pais, responsáveis, educadores e cuidadores a utilizarem a cartilha Um Presente Especial. O objetivo do material é promover a prevenção primária da violência sexual contra crianças. 

Segundo Viviane Amaral, psicóloga da CIJ/TJDFT e autora da cartilha, a proposta é de que o adulto possa explorar da melhor forma a mensagem e a ilustração de cada página com a criança. “Conversar e informar a criança, com uma linguagem adequada à sua idade e fase de desenvolvimento, é um recurso para promover a sua consciência do próprio corpo, que precisa de cuidado e proteção”, destaca Viviane. 

O vídeo é um guia com orientações e sugestões para que o adulto tenha mais segurança e consciência de como trabalhar a cartilha com a criança. “É importante que os adultos ofereçam à criança um espaço de escuta e de proteção”, afirma a autora da cartilha e do guia. A psicóloga ressalta a importância de promover na criança a consciência do próprio corpo, da função importante que ele tem para o seu crescimento e desenvolvimento, para que ela se relacione e ocupe um lugar no mundo. 

No último mês de junho, a CIJ/TJDFT entregou mil exemplares da cartilha ao Centro de Especialidade para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual Familiar e Doméstica (CEPAV Jasmim). Segundo o assessor da CIJ, Carlos Vanderlinde, o TJDFT busca compartilhar ações, experiências e projetos com outros órgãos protetivos para fortalecer a atuação em rede em favor da criança e do adolescente. 

Cartilha Um Presente Especial

Criada há vários anos pela Justiça da Infância e da Juventude do DF, a cartilha Um Presente Especial ganhou nova edição em 2024, disponível em PDF, como parte das ações do Maio Laranja: mês de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

No ano passado, foi lançada uma versão em vídeo, como mais uma opção de formato, para ampliar sua utilização. O vídeo agora lançado com as instruções de uso da cartilha chega como um importante material de apoio, a fim de que os adultos possam trabalhar junto com as crianças a prevenção da violência contra elas numa linguagem adequada.

Fonte: TJDFT