CIJ-DF promove palestra sobre Design Thinking a parceiros da rede de proteção infantojuvenil
Nesse 18 de agosto, quinta-feira, a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Distrito Federal (CIJ-DF) promoveu palestra pelo Teams sobre Design Thinking, ministrada pelo especialista Ronaldo de Carvalho, aos parceiros da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do Distrito Federal, como atividade preparatória para a Jornada Design Thinking (DT), que acontecerá entre 19 e 23 de setembro. A CIJ-DF foi representada pelo seu assessor, Gelson Leite.
Articulada pela Coordenadoria, a Jornada DT ocorrerá em seis encontros presenciais e todas as 25 vagas foram preenchidas. Trata-se de uma iniciativa do Projeto Transformando Cidadãos pela Cultura, executado pelas entidades Transforme e Ithaka, que utiliza a abordagem Design Thinking para facilitar o processo de expressão criativa, possibilitar formas de comunicação mais imaginativas e despertar o potencial inovador, tornando as pessoas mais confiantes para realizar transformações nos seus contextos de atuação.
Dentro da perspectiva dos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), espera-se facilitar o diálogo entre eles de uma forma empática e colaborativa; favorecer a sua interconexão e interação com outros atores do SGD; proporcionar metodologias de trabalho com maior efetividade na construção coletiva de soluções e apoiar a Rede na busca de estratégias para solucionar problemas e desafios com a utilização da abordagem DT.
Na visão do Juiz Coordenador da CIJ-DF, Renato Scussel, a capacitação, que une teoria e prática, integra as atividades de articulação externa da Coordenadoria e reforça o protagonismo do Poder Judiciário no fortalecimento do SGDCA.
Fonte: TJDFT