Central Judicial da Pessoa Idosa promove evento em Taguatinga

Central Judicial da Pessoa Idosa promove evento em Taguatinga

Central Judicial da Pessoa Idosa promove evento em Taguatinga

por AR — publicado 2024-06-17T16:30:00-03:00

A Central Judicial da Pessoa Idosa (CIJ) promove, na próxima terça-feira, 18/6, roda de conversa voltada para a prevenção e combate à violência contra idosos. As palestras acontecem na Associação dos Idosos de Taguatinga, a partir das 14h, e fazem parte da atividade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no último sábado, 15/6.

O evento, com o temaDesafiando o Silêncio: Estratégias Intersetoriais para o Enfrentamento da Violência Contra as Pessoas Idosas”, será dividido em quatro conversas sobre diversos assuntos. O objetivo é promover uma discussão multidisciplinar para criar estratégias eficazes de prevenção e combate à violência contra idosos, mostrar a necessidade de quebrar o silêncio e encorajar a denúncia e a busca por ajuda.

A primeira palestra irá abordar a apropriação indébita, violência física, violência psicológica, abandono em hospital. A ação será conduzida pela Delegada Ângela Maria Santos, da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação sexual ou Conta a Pessoa Idosa ou com Deficiência (DECRIN). Em seguida, a Promotora de Justiça e Coordenadora da CJI, Lúcia Helena Barbosa Brasileiro dos Passos, irá conversar sobre a atuação da PROJID. A Major Isabela Cristina de Souza Almeida, Coordenadora do Policiamento de Prevenção Orientado a Violência Doméstica Familiar (PROVID) irá falar sobre a atuação do policiamento em Taguatinga. A Defensora Pública e Coordenadora da CJI, Amanda Fernandes, encerrará o evento com conversa sobre violência digital.

Além das palestras, a equipe da CJI distribuirá cartilhas e folders sobre o tema. A carreta da Defensoria Pública também fará o atendimento para ingresso de ação judicial. A Associação dos Idosos de Taguatinga fica localizada na CNL 01, lote A, A/E CECON Mozart Parada, em Taguatinga Norte.

Central Judicial da Pessoa Idosa

A Central Judicial da Pessoa Idosa (CJI) atua na defesa dos direitos das pessoas com 60 anos ou mais do Distrito Federal. Fruto de parceria entre o TJDFT, o MPDFT e a Defensoria Pública do DF, conta com apoio da Polícia Civil do DF.

A pessoa idosa, bem como familiares, vizinhos, cuidadores, instituições ou a própria comunidade podem entrar em contato com a CJI pelo telefone (61) 3103-7609.

CJI atende também de forma presencial, das 12h às 19h, nos dias úteis, no térreo do Bloco B do Fórum de Brasília, sala 104. 

Fonte: TJDFT