“A vida não tem sentido, se não for para servirmos”, declara Desembargador Josaphá dos Santos ao História Oral
“Eu peço todos os dias que Deus possa colocar no coração dos homens um pouco de carinho, de amor para que possamos nos dedicar mais uns aos outros”, declarou o Desembargador Josaphá dos Santos. O magistrado é o quarto entrevistado da atual gestão do Programa História Oral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Na entrevista, o magistrado, que é natural de Ilhéus/BA, falou sobre sua origem, família, desafios para cursar Direito, carreira na marinha do Brasil e, depois, no magistério superior, dentre outros assuntos, até a sua chegada ao TJDFT pelo quinto constitucional. Josaphá dos Santos também contou sobre sua atuação como Desembargador Eleitoral do TRE/DF e como Ouvidor-Geral do TJDFT, com destacada atuação no órgão.
Durante a conversa, o magistrado ressaltou o orgulho de sua origem humilde e como a vida simples foi importante na sua formação. “Então, quando a gente vem de família humilde, há uma tendência a você valorizar a sua caminhada. E uma das coisas que aprendi com meu pai é que você não pode reclamar, você não pode se vitimizar, você tem de lutar“. O magistrado também destacou o momento complexo em que vivemos e a importância de nos dedicarmos mais ao próximo. “Digo aos meus filhos que a vida não tem sentido, se não for para servirmos”, afirmou.
Assista à entrevista na íntegra no Canal do TJDFT no Youtube
Programa “História Oral”
O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram e participam da trajetória do TJDFT.
Os depoimentos trazem um pouco da história do órgão desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje e visa manter viva a história do Judiciário da capital do país. As entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT.
Foi criado e inicialmente conduzido pela Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal.
A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.
Acesse a página do Programa “História Oral” e saiba mais sobre a história da Justiça do DF
Fonte: TJDFT