Desembargadora do TJDFT Sandra De Santis se despede da magistratura

Desembargadora do TJDFT Sandra De Santis se despede da magistratura

Desembargadora do TJDFT Sandra De Santis se despede da magistratura

por ACS — publicado 2022-04-18T11:40:00-03:00

Audiodescrição: print de tela da sessão telepresencial do Tribunal Pleno, com rostos de diversos desembargadores e desembargadoras, com destaque para a desembargadora Sandra De Santis, no canto superior esquerdo.Após mais de 50 anos dedicados ao serviço público, Desembargadora se despede da magistratura

A Desembargadora Sandra De Santis, atual 2ª Vice-Presidente do TJDFT, aposentou-se nesta segunda-feira, 18/4, conforme Portaria GPR 414/2022, publicada no Diário Oficial da União. A magistrada atuou no TJDFT por 35 anos, tendo feito parte da Administração do Tribunal também como 1ª Vice-Presidente no biênio 2018-2020.

Sua última participação em sessão judicial ocorreu de forma telepresencial perante o Conselho Especial, na última terça-feira, 12/4, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJDFT no YouTube. Na oportunidade, a Desembargadora recebeu inúmeras homenagens de seus pares. O primeiro a se manifestar foi o Desembargador Cruz Macedo, futuro Presidente do Tribunal, que enalteceu o empenho e a postura sempre correta e dedicada da magistrada.

“A Desembargadora é um exemplo de magistrada. Desde que comecei a dar os primeiros passos na carreira do Direito eu acompanhei a Desembargadora Sandra De Santis. E digo aqui com muita emoção que, realmente, a gente fica com uma saudade sem medida. Foi uma grande alegria e satisfação ter convivido, de tê-la como amiga. Sentiremos muitas saudades. Seja feliz! Seu trabalho aqui foi magnífico! Muito obrigado pela sua história e por sua vida no Tribunal!”, destacou o Desembargador Cruz Macedo.

A 1ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Ana Maria Duarte, que estava presidindo a sessão na ocasião, salientou o brilhantismo de Sandra De Santis: “Sempre nos deu exemplo de tanto amor e simplicidade com a extrema dedicação com que desempenhou suas funções. Deus a abençoe e lhe dê muitas felicidades, saúde e paz”.

“Agradeço muito a todos que trabalharam comigo”, disse a homenageada da sessão, que declarou ainda “não merecer” tais palavras de carinho e admiração dos colegas. Ao listar seus planos para a aposentadoria, a Desembargadora pediu a Deus saúde para continuar a viver.

A Magistrada

Natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), a Desembargadora Sandra De Santis graduou-se na Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro. Além de outros cargos, teve serviços prestados ao Tribunal Superior do Trabalho entre os anos de 1982 e 1987, tendo sido nomeada Juíza de Direito Substituta da Justiça do Distrito Federal em 15/12/1986.

Foi promovida por merecimento a Juíza de Direito do TJDFT em 1991 e, em janeiro de 2004, promovida, também por merecimento, a Desembargadora do Tribunal. Exerceu o cargo de 1ª Vice-Presidente da Casa no biênio 2018-2020 e encerrou sua carreira como magistrada exercendo a 2ª Vice-Presidência no biênio 2020-2022.

Confira a entrevista que a Desembargadora Sandra De Santis concedeu ao Programa Memória Oral, do TJDFT, e saiba um pouco mais sobre a carreira da magistrada homenageada.

Fonte: TJDFT