Desembargadora do TJDFT Sandra De Santis se despede da magistratura
Após mais de 50 anos dedicados ao serviço público, Desembargadora se despede da magistratura
A Desembargadora Sandra De Santis, atual 2ª Vice-Presidente do TJDFT, aposentou-se nesta segunda-feira, 18/4, conforme Portaria GPR 414/2022, publicada no Diário Oficial da União. A magistrada atuou no TJDFT por 35 anos, tendo feito parte da Administração do Tribunal também como 1ª Vice-Presidente no biênio 2018-2020.
Sua última participação em sessão judicial ocorreu de forma telepresencial perante o Conselho Especial, na última terça-feira, 12/4, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJDFT no YouTube. Na oportunidade, a Desembargadora recebeu inúmeras homenagens de seus pares. O primeiro a se manifestar foi o Desembargador Cruz Macedo, futuro Presidente do Tribunal, que enalteceu o empenho e a postura sempre correta e dedicada da magistrada.
“A Desembargadora é um exemplo de magistrada. Desde que comecei a dar os primeiros passos na carreira do Direito eu acompanhei a Desembargadora Sandra De Santis. E digo aqui com muita emoção que, realmente, a gente fica com uma saudade sem medida. Foi uma grande alegria e satisfação ter convivido, de tê-la como amiga. Sentiremos muitas saudades. Seja feliz! Seu trabalho aqui foi magnífico! Muito obrigado pela sua história e por sua vida no Tribunal!”, destacou o Desembargador Cruz Macedo.
A 1ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Ana Maria Duarte, que estava presidindo a sessão na ocasião, salientou o brilhantismo de Sandra De Santis: “Sempre nos deu exemplo de tanto amor e simplicidade com a extrema dedicação com que desempenhou suas funções. Deus a abençoe e lhe dê muitas felicidades, saúde e paz”.
“Agradeço muito a todos que trabalharam comigo”, disse a homenageada da sessão, que declarou ainda “não merecer” tais palavras de carinho e admiração dos colegas. Ao listar seus planos para a aposentadoria, a Desembargadora pediu a Deus saúde para continuar a viver.
A Magistrada
Natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), a Desembargadora Sandra De Santis graduou-se na Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro. Além de outros cargos, teve serviços prestados ao Tribunal Superior do Trabalho entre os anos de 1982 e 1987, tendo sido nomeada Juíza de Direito Substituta da Justiça do Distrito Federal em 15/12/1986.
Foi promovida por merecimento a Juíza de Direito do TJDFT em 1991 e, em janeiro de 2004, promovida, também por merecimento, a Desembargadora do Tribunal. Exerceu o cargo de 1ª Vice-Presidente da Casa no biênio 2018-2020 e encerrou sua carreira como magistrada exercendo a 2ª Vice-Presidência no biênio 2020-2022.
Fonte: TJDFT