Podcast Maria da Penha & Você aborda relação entre álcool e violência doméstica
Álcool e violência doméstica. É sobre essa complexa relação, tão corriqueira nos lares e no noticiário brasileiro, que o assistente social e coordenador do Polo Oeste do Núcleo Judiciário da Mulher, Marcos Francisco de Souza, vai tratar no quinto episódio do podcast Maria da Penha & Você. O convidado aborda, entre outras questões, como o consumo de bebida alcoólica pode se tornar um fator de risco nos casos de violência contra as mulheres.
De acordo com o entrevistado, a bebida pode provocar uma série de emoções, entre elas a sensação de prazer. A questão a ser avaliada é quando o uso começa a se tornar prejudicial para quem consome e para aqueles que convivem com o usuário. O especialista apresenta dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo os quais, a cada ano, cerca de dois bilhões de pessoas consomem bebidas alcoólicas. Isso representa 40% da população mundial acima de 15 anos de idade. Além disso, cerca de 2 milhões de pessoas no mundo morrem em decorrência das consequências negativas do uso de álcool.
Marcos Francisco observa que alguns fatores podem explicar esses dados, tais como a ampla oferta do produto, o estímulo social e a naturalização do consumo. “Conforme o mesmo estudo da OMS, a cada 10 pessoas que fazem uso de bebida alcoólica, uma vai desenvolver dependência. Isso significa dizer que nem toda pessoa que consome álcool vai se tornar dependente ou doente. Existe uma série de fatores psicológicos, sociais, familiares, culturais que vão aumentar as chances de dependência. Por isso é importante a análise do contexto para poder intervir”.
No contexto da Lei Maria da Penha, o servidor do TJDFT relata que já foi confirmado, por meio de pesquisas e estudos do gênero, que há aumento no número de casos, dos tipos e da gravidade das ações quando o álcool está presente. Contudo, ele afirma que é preciso desconstruir e repensar a crença de que o álcool é um grande causador da violência doméstica. “A bebida não transforma o parceiro ou familiar da vítima em alguém violento, ela somente libera a violência que já existe nele”.
Por fim, o servidor do TJDFT faz um alerta: “a responsabilidade pela violência é sempre de quem a pratica e nunca de quem é violentado”.
Podcast
O programa Maria da Penha & Você é uma produção do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TJDFT, que busca levar conhecimento sobre a Lei 11.340/06 e demais legislações que visam combater a violência contra a mulher, sempre com foco em evitar novos delitos.
Os podcasts produzidos pelo Tribunal estão hospedados no Anchor e nas principais plataformas de podcast na internet, como Spotify, Apple e Google Podcasts. O canal pode ser encontrado também na parte inferior da página principal do site do Tribunal. Ouça e compartilhe!
Fonte: TJDFT