Integração e sinergia marcam webinar Sistema de Justiça em Rede

Integração e sinergia marcam webinar Sistema de Justiça em Rede

Integração e sinergia marcam webinar Sistema de Justiça em Rede

por ACS — publicado 2022-04-07T14:17:16-03:00

Print da tela da Desembargadora Ana Maria Amarante Brito durante o seminárioO Centro de Inteligência da Justiça do DF – CIJDF realizou, na manhã desta quinta-feira, 7/4, o webinar Sistema de Justiça em Rede, no qual foram divulgados Acordos de Cooperação Técnica entre o TJDFT, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal – PGDF e o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios – MPDFT para comporem o Sistema de Justiça em Rede e operarem de forma integrada. O evento contou, ainda, com o lançamento da primeira edição da Revista Eletrônica Direito Exponencial – DIEX, periódico que surgiu para fomentar estudos, promover debates jurídicos e incentivar a disseminação de conhecimentos entre os Tribunais Estaduais.

A abertura do webinar Sistema de Justiça em Rede foi feita pela Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, Primeira-Vice-Presidente do TJDFT e Presidente do Centro de Inteligência da Justiça do DF. A desembargadora saudou os participantes do webinar e falou sobre os recentes frutos da atividade do Centro de Inteligência da Justiça do DF e da importância da “integração” e da “sinergia” dos atores do sistema de Justiça que “permitem o aprofundamento de temas relevantes para a sociedade em fóruns de discussão”. Ao lembrar a importância do Centro de Inteligência, a desembargadora lembrou que ele “não está sujeito às amarras processuais e por isso tem à sua disposição um grande campo para inovação e proposição de mudanças”. Para ela, a “mudança e a inovação encontram não apenas fundamentos teóricos mas, principalmente, a experiência em operar em um sistema com falhas que precisam ser sanadas”, afirmou. Por fim, falou sobre o “próximo passo” para a expansão da rede do sistema de Justiça do DF que, na sua opinião, é agregar a sociedade, representada em suas diversas facetas: “trabalho desafiador, mas gostamos de desafios e acreditamos nos bons resultados destes esforços”, concluiu.

Print da tela da Juíza Luciana Sorrentino durante o seminárioEm seguida, a Juíza do TJDFT Luciana Yuki Sorrentino, que é Coordenadora do CIJDF, fez uso da palavra para celebrar a assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica com o MPDFT e a PGDF, que juntam-se ao Acordo firmado anteriormente com a Defensoria Pública do Distrito Federal, para troca de experiências entre os órgãos envolvidos. A magistrada apresentou, brevemente, o Centro de Inteligência da Justiça do DF, falou sobre sua atividade, atribuição múltipla e atuação em conjunto com outros órgãos.

Após a apresentação, a magistrada do TJDFT conduziu o primeiro painel do evento, no qual foram apresentados os Acordos de Cooperação Técnica firmados entre o TJDFT, o MPDFT e a PGDF, que contou com a participação dos painelistas convidados Juiz do TJDFT Paulo Afonso Cavichioli Carmona, Titular da 7ª Vara da Fazenda Pública do DF e membro do Grupo Temático de Direito Público do CIJDF; a Vice-Procuradora-Geral de Justiça Jurídico-administrativa, Selma Leite do Nascimento Sauerbronn de Souza; e o Procurador-Geral Adjunto do Contencioso,  Idenilson Lima da Silva, representando a Procuradora-Geral do Distrito Federal, Ludmila Lavocat Galvão.

Capa da Revista Eletrônica Direito Exponencial - DIEXRevista DIEX

O segundo painel do webinar também foi conduzido pela Juíza Luciana Yuki Sorrentino, ocasião em que apresentou a primeira edição da Revista Eletrônica Direito Exponencial – DIEX, cujo objetivo é difundir o conhecimento gerado na intensa atividade da rede de Centros de inteligência, sua integração com os demais órgãos do sistema de Justiça e de todos os interessados em estudar a gestão judiciária. Sobre a publicação, a magistrada ressaltou o esforço da equipe do Centro de Inteligência da Justiça do DF, que viabilizou em curto espaço de tempo a revista, assim como agradeceu a participação dos articulistas cujos trabalhos compõem a obra.

CIJDF

O Centro de Inteligência da Justiça do Distrito Federal – CIJDF, criado em junho de 2020, tem por finalidade identificar e prevenir demandas repetitivas ou com potencial de repetitividade. Para tanto, faz o uso de tecnologia baseada em inteligência artificial para identificar a origem das diferentes demandas e classificá-las por grupos temáticos, divididos por ramo do direito e matéria em discussão. O CIJDF opera de forma colaborativa, recebendo sugestões da sociedade, de setores do próprio TJDFT e de instituições integrantes do sistema de Justiça. A juíza Luciana Yuki é coordenadora do CIJDF.

Links úteis

A Revista Eletrônica Direito Exponencial – DIEX está disponível na página do Centro de Inteligência da Justiça do DF, no site do TJDFT.

O webinar foi transmitido ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube, onde está disponível para ser assistido em sua íntegra.

Fonte: TJDFT