Juíza da VEP/DF acompanha atendimento da Defensoria Pública na Papuda
A Juíza da Vara de Execuções Penais do DF – VEP/DF, Leila Cury, esteve no Complexo Penitenciário da Papuda em inspeção ordinária, nesta sexta-feira, 18/2, oportunidade em que prestigiou o segundo dia de atendimentos da Carreta da Defensoria Pública do DF, na PDF II.
A ação do Núcleo de Execução Penal foi organizada para garantir o direito à assistência jurídica às pessoas presas. Defensores Públicos de outros Estados vieram conhecer o atendimento jurídico oferecido pela Unidade Móvel.
Na ocasião, a magistrada elogiou o atendimento realizado, consistindo em iniciativa que fortalece a atuação do sistema de Justiça como um todo, integrando os órgãos parceiros.
Inaugurada em 2021, a Carreta Móvel da Defensoria Pública do Distrito Federal é um equipamento itinerante de atendimento jurídico que visa, dentre outros serviços, prestar acolhimento, assistência e orientação jurídica às pessoas em situação carcerária. No veículo, estão disponíveis os serviços básicos da Defensoria Pública do DF e outras especificidades, de acordo com o estudo prévio das demandas de cada região. O atendimento é feito por equipe multidisciplinar, que envolve seus respectivos Núcleos de Assistência Jurídica.
Assim, a Carreta Móvel atua em conjunto com diversos órgãos e entidades distritais, federais e servidores das Administrações Regionais que possuem conhecimentos, habilidades e competências que somem ao Projeto, atendendo, ainda, entidades da sociedade civil e da comunidade acadêmica.
Fonte: TJDFT