TJDFT simplifica acesso a serviços e atendimentos no site institucional

TJDFT simplifica acesso a serviços e atendimentos no site institucional

TJDFT simplifica acesso a serviços e atendimentos no site institucional

por SB — publicado 2022-01-26T15:10:00-03:00

#PraTodosVerem: Imagem da parte superior da página inicial do site do TJDFT. Aparecem dentro de círculos vermelhos os banners intitulados Em mais uma iniciativa voltada a ampliar e simplificar o acesso à Justiça, além de fortalecer o atendimento ao cidadão por meio dos canais digitais, o TJDFT promoveu alguns ajustes na página inicial de seu site, com a inclusão de novos botões de acesso aos serviços “Atendimento” e “Ouvidoria”. A ideia é colocar em destaque os serviços oferecidos pela Justiça do DF e permitir o acesso a eles de forma fácil e imediata.

A partir do botão “Atendimento”, posicionado no centro da parte superior do site, o usuário encontra links para obter informações e acessar serviços que oferecem atendimento online, como o Balcão Virtual (para acessar unidades judiciárias por meio de videoconferência), a Justiça de Trânsito (para buscar solução de conflitos, por meio de conciliação) e o Chat Online do PJe (para esclarecer dúvidas relativas ao sistema PJe). Os advogados também encontram nesse espaço link para agendar atendimento virtual com juízes, e é possível consultar lista de endereços e telefones das unidades do TJDFT.

Na mesma página, é possível acessar também a Central de Atendimento Telefônico, o Alô TJ , que funciona das 12h às 19h, em dias úteis, por meio do número 159. O serviço oferece informações relativas ao funcionamento do Tribunal, andamento de processos e realização de audiências, entre outros, sendo uma alternativa rápida e segura para a obtenção de informações diversas sobre o órgão.

O espaço abriga também o link de acesso para apresentação virtual de sentenciados em cumprimento de pena, que são acompanhados pela VEPERA, e que estão devidamente habilitados a fazer uso dessa ferramenta.

Ao lado do botão “Atendimento”, o usuário encontra agora o ícone de acesso aos canais da Ouvidoria do TJDFT: formulário eletrônicoe-mail, telefone e correspondência. O atendimento presencial permanece suspenso em vista do avanço da variante ômicron da COVID-19 (Portaria Conjunta 2/2022), mas nem por isso a Ouvidoria deixa de recepcionar as demandas dos usuários e dar-lhe o devido tratamento, por meio dos canais eletrônicos informados acima.

No que tange a essas últimas mudanças, as medidas simplificadoras adotadas pelo TJDFT atendem ao disposto na Resolução CNJ 432/2021, segundo a qual é atribuição das ouvidorias de cada tribunal “viabilizar o exercício dos direitos de cidadania e fomentar a participação social, auxiliando na transparência institucional e na promoção da qualidade do serviço público”.

Dessa forma, o TJDFT prossegue utilizando a tecnologia para cumprir sua missão, a fim de “garantir os direitos do cidadão e a paz social por meio da solução célere, transparente e ética dos conflitos”.

TJDFT 4.0: a sua Justiça cada vez mais digital.

Acessibilidade – Links úteis

Clique aqui e acesse a página inicial do site do TJDFT

Clique aqui e acesse a página Atendimentos

Clique aqui e conheça a página Alô-TJ

Clique aqui e acesse a página da Ouvidoria do TJDFT

Clique aqui e conheça a Resolução CNJ 432/2021

Fonte: TJDFT