VIJ-DF recebe homenagem por parceria na área de segurança pública
A supervisora Ana Luíza Müller, da Seção de Apuração e Proteção da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (SEAPRO/VIJ-DF), recebeu homenagem em cerimônia de agradecimento aos órgãos parceiros do projeto Área de Segurança Prioritária (ASP) da Estrutural, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF). Representantes de outros órgãos também foram homenageados pela pasta, em reconhecimento ao trabalho prestado à população da Estrutural. O evento aconteceu nesta terça-feira (14/12), no auditório da Polícia Civil do DF.
O local de realização da ASP é definido a partir de fatores como extensão territorial e indicadores criminais altos em relação à média do DF. Após um diagnóstico, com base em dados e levantamentos, é elaborado um plano de ação integrado junto com órgãos do governo, como Casa Civil, Administração Regional, Secretarias de Obras e da Mulher, CEB, DF Legal e as forças de segurança públicas, bem como o TJDFT.
Ana Luíza, que coordena os agentes de proteção da infância e da juventude, atuou no eixo de enfrentamento qualificado da criminalidade, juntamente com a Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), Polícia Militar, Conselho Tutelar da Estrutural e Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Juntos, os órgãos fiscalizaram bares e distribuidoras de bebidas. Os estabelecimentos sem placas de advertência de proibição de venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes foram orientados a providenciá-las. Nas ações também houve abordagem educativa aos jovens e responsáveis legais quanto à proibição de consumo de bebida alcoólica.
“Conseguimos obter excelentes resultados em ações integradas, pois os órgãos atuam se complementando. O foco da Vara da Infância e da Juventude do DF é proteger as crianças e os adolescentes dos malefícios do consumo precoce de álcool, bem como orientar o responsável legal e os donos de estabelecimentos. Todos devem cumprir o que dispõe a legislação no que se refere à venda e fornecimento de bebidas alcoólicas ao público infantojuvenil”, explica a supervisora da SEAPRO/VIJ-DF.
Homenagem
A SSP/DF homenageou os representantes das instituições parceiras, que atuaram durante a ASP na Estrutural. O secretário da pasta, Júlio Danilo, ressaltou a importância do projeto, que integra o programa DF Mais Seguro. “Passamos este período de seis meses na região implementando ações que melhorassem de fato a vida da população, deixando uma cidade mais organizada, mais segura, estabelecendo protocolos voltados para questões previamente mapeadas por nossa equipe, como perturbação do sossego, venda de bebidas alcoólicas, operações policiais cada vez mais efetivas”, avaliou. “Esta homenagem é muito simbólica e retrata a importância de cada um de vocês neste processo”, completou.
A supervisora da SEAPRO/VIJ-DF também ressaltou a importância do trabalho em conjunto. “A integração dos órgãos é forte aliada na melhoria da eficiência, efetividade e qualidade das ações públicas. É uma honra participar dessa importante iniciativa governamental, que contribui para assegurar os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes com atuação protetiva”, concluiu Ana Luíza Müller.
Curso Promotor de Segurança Cidadã
Na ocasião, a SSP/DF entregou certificados aos alunos concluintes do curso Promotor de Segurança Cidadã. O objetivo do curso foi promover maior participação social nas ações de segurança da localidade, compreendendo a dimensão do tema “Segurança Cidadã”.
Destinado aos integrantes dos Conselhos de Segurança, lideranças comunitárias, moradores, membros das forças de segurança, servidores da Administração Regional da Estrutural e de órgãos públicos, o curso teve duração de uma semana e ocorreu no auditório da Administração Regional da Estrutural. O conteúdo programático incluiu disciplinas como Polícia e Comunidade, Segurança Cidadã, Violência e Criminalidade, Sistema de Segurança Pública do DF, Espaços Urbanos Seguros e A comunidade e a Segurança Pública na Implementação da Segurança Cidadã no DF.
De acordo com o coordenador do curso, o diretor de Resolução Pacífica de Conflitos da SSP/DF, Henrique Neuto, a capacitação foi pensada para contribuir com a mudança de paradigmas na relação entre a comunidade e a Segurança Pública. Segundo ele, o corpo docente contou com professores de diversas instituições, como Universidade Católica, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e chefes locais das forças de segurança.
“A conclusão deste curso é mais uma entrega que estamos fazendo aos moradores da Estrutural. Passamos seis meses na região, realizando ações com resultados a longo prazo. Desta forma, os 32 alunos que estão recebendo os certificados poderão contribuir com a Segurança Pública na região, possibilitando maior interação entre a comunidade e as forças de segurança, com noção mais apurada de como trabalhar juntos e possibilitando maior eficácia nas resoluções de conflitos na cidade”, explicou Júlio Danilo.
Fonte: TJDFT