Em Busca de um Lar: Menino de 4 anos espera por uma família
João Miguel é uma criança que gosta de brincar, de música e de ouvir histórias. Apesar de ter apenas 4 anos, ele segue esperando por uma família que o adote, uma vez que não se enquadra no perfil dos pretendentes já habilitados no DF. Ele nasceu com o diagnóstico de mielomeningocele (já corrigida) e hidrocefalia, o que lhe causou uma série de restrições físicas e cognitivas. Para aumentar as possibilidades de adoções de crianças e adolescentes que, como João Miguel, não se enquadram no perfil mais buscado pelas famílias habilitadas, a Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF) criou o programa Em Busca de um Lar.
A iniciativa da VIJ-DF promove a busca ativa de famílias para aqueles que costumam ser preteridos no momento da adoção – adolescentes, grupos de irmãos e os que possuem alguma deficiência ou problema de saúde. Para atingir seu objetivo, o programa dá visibilidade a esses meninos e meninas, além de mostrar a adoção tardia e de outros perfis menos explorados pelos cadastrados no Sistema Nacional de Adoção (SNA) como opções reais e possíveis às famílias. Três dos seis adolescentes que participaram do primeiro ciclo do programa, iniciado em 2019, estão acolhidos em famílias.
Procura-se uma família para o João Miguel
As cuidadoras da instituição em que João Miguel está acolhido destacam aspectos da personalidade do menino. “Eu acho ele muito esperto. Presta atenção em tudo”, conta Rosa Albuquerque. Denise Rocha, outra cuidadora, lembra o lado afetuoso e participativo da criança: “Ele gosta de interagir com os cuidadores, dar beijinho, brincar de contar e de se esconder”.
Danyelle Miranda, enfermeira da mesma instituição, explica que João Miguel tem atrasos por conta de seu quadro de saúde, mas que tem se desenvolvido. “Ele tem uma característica muito interessante, que é de aprender e interagir com as pessoas”, relata Danyelle. A fisioterapeuta que o acompanha, Dayane Dias, explica que o quadro dele no momento é estável regular. “Ele está mantendo conquistas que teve ao longo dos seus 4 anos”, esclarece a profissional.
A cuidadora Denise Rocha acredita que a adoção pode levá-lo a quadros ainda melhores. “Acredito que ter uma família que dê muito carinho e amor é essencial para o desenvolvimento e os vínculos dele. Se ele for adotado, vai evoluir ainda mais”, defende a cuidadora.
Cássia Costa, coordenadora do Instituto do Carinho, conta que já tiveram a felicidade de acompanhar a adoção de crianças com deficiência na instituição. “É uma coisa indescritível! Mesmo que aqui demos todo o carinho, é diferente quando se tem uma família”, fala a coordenadora. Ela completa que o sonho dos profissionais da entidade é que todos os acolhidos tenham uma família: “O João Miguel, assim como todas as crianças e adolescentes, merece uma família para amá-lo e cuidar dele”.
Clique aqui e conheça as crianças inseridas na nova fase do Em Busca de um Lar.
Conheça o João Miguel no vídeo:
Para saber mais sobre a iniciativa, acompanhe a página e as redes sociais do programa. Em Busca de um Lar Página | Facebook | YouTube.
Fonte: TJDFT