Artigo de servidora do TJDFT aborda desafios para preservação de dados na era digital
Na semana em que se comemora o Dia do Arquivista, 20/10, e em que o TJDFT e o CNJ realizam o V Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, o site do Tribunal divulga o artigo Desafios para a preservação de dados da Justiça do DF na era digital, de autoria de Carolina Franco, titular da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento do Tribunal.
Em seu texto, a autora destaca que em 15 de outubro de 2021 a primeira turma de Analistas com especialização em Arquivologia completou 20 anos de serviços prestados ao TJDFT. Ela descreve a trajetória percorrida pelo Tribunal, desde essa época, para estruturar a gestão documental na Corte, destacando as longas horas e os incansáveis esforços dedicados.
“Passamos a ter uma equipe especializada, que começou a transformar o investimento inicial em recursos humanos, em organização dos documentos, eliminação dos processos com prazo de guarda vencido e salvaguarda do material de valor histórico”, destaca Carolina Franco.
Ela aponta as iniciativas de modernização, como os projetos PROMA e PROPAE, a centralização dos 14 arquivos distribuídos nos fóruns no Complexo Arquivístico do SAAN, a criação de um sistema informatizado para o desarquivamento dos autos (SISARQ) e a instituição de uma unidade central para o atendimento ao jurisdicionado (CENUD). “Foram diversas melhorias implementadas, resultante da experiência adquirida, e que alçaram o TJDFT à destaque nacional no âmbito da gestão arquivística”.
A íntegra do artigo você encontra no link Artigos, disponível na página principal da internet do TJDFT, local onde são divulgados periodicamente assuntos importantes para a Justiça local por meio de porta-vozes da Casa e pessoas relevantes do meio jurídico.
Fonte: TJDFT