Central Judicial do Idoso discute desafios do envelhecimento em diferentes frentes

Central Judicial do Idoso discute desafios do envelhecimento em diferentes frentes

Central Judicial do Idoso discute desafios do envelhecimento em diferentes frentes

por SB — publicado 2021-09-23T17:58:00-03:00

Audiodescrição: imagem da tela do computador mostrando o evento. Aparecem as coordenadoras da Central Judicial do Idoso e o mediador da mesa.Com a aproximação do Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º/10, a Central Judicial do Idoso – CJI terá intensificada sua participação em eventos que irão debater diferentes situações de vulnerabilidade desse público. O objetivo dos encontros é buscar respostas mais efetivas ao atendimento prestado à pessoa idosa.

Nesta quinta-feira, 23/9, as coordenadoras da CJI participaram do IV Seminário de Autocomposição do MPDFT – Autocomposição no dia a dia. Na sexta-feira, 24/9, a juíza Monize Marques participa de sessão solene da Câmara Legislativa do DF, em homenagem aos idosos, e no domingo, 26/9, palestra no I Congresso Brasileiro de Saúde Mental Coletiva – Vínculos Saudáveis e Valorização da Vida. Na próxima terça-feira, 28/9, a magistrada aborda a questão do superendividamento na II Semana do Núcleo do Idoso da Universidade Católica de Petrópolis – Prevenção e Tratamento do Superendividamento do Consumidor Idoso.

O IV Seminário de Autocomposição do MPDFT apresentou, nesta quinta-feira, 23/9, a mesa redonda intitulada A experiência de autocomposição na Central do Idoso. A mesa foi composta pela juíza do TJDFT Monize Marques, pela defensora pública Bianca Cobucci Rosière e pela promotora Maércia Correia de Mello.

Em sua fala, a juíza Monize Marques ressaltou: “A gente teve oportunidade de refletir sobre diversos aspectos aqui que nos fazem trabalhar de forma autocompositiva. Esse é o sentido da Central Judicial do Idoso. Nós estamos trabalhando de forma autocompositiva na sua essência porque reunir órgãos que normalmente compõem o  processo na sua figura antagônica e desconstruir esse antagonismo processual para fazer-nos atuar em cooperação já revela muito do que nós somos enquanto escolha institucional. Então, tanto o Ministério Público, quanto a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça escolheram intencionalmente unir esforços para a proteção de uma bandeira que para nós é muito mais importante, que é a proteção da pessoa idosa”.

O Seminário prossegue até sexta-feira, 24/9, abordando justiça restaurativa e conciliação. O evento está sendo transmitido pelo canal do  Youtube Secor MPDFT e a programação completa pode ser acessada o clicando aqui.

CLDF

A convite da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a juíza Monize Marques comporá a mesa virtual da Sessão Solene Remota em Homenagem aos Idosos, que será realizada na sexta-feira, 24/9, às 18 horas. A audiência tem o propósito de comemorar as conquistas dos idosos e conscientizar a população sobre a importância de sua valorização, além de instituir reflexões acerca das suas necessidades. A audiência será transmitida pelo canal TV Web CLDF no Youtube

Saúde Mental

O 1º Congresso de Saúde Mental Coletiva será realizado entre os dias 24 a 26/9. Tem o objetivo de discutir a promoção da saúde como imprescindível para o enfrentamento do impacto da pandemia de Covid-19. A juíza Monize Marques fará parte dessa discussão como palestrante da mesa Saúde Mental e Vulnerabilidade do Idoso,  no domingo, 26/9,  a partir das 8h30.

Superendividamento

O Superendividamento do Consumidor Idoso será o tema da palestra na juíza Monize Marques na II Semana do Núcleo do Idoso da Universidade Católica de Petrópolis. O evento pretende promover a discussão do tema com o fim de prevenir e coibir os abusos sofridos pelos idosos na atualidade. A palestra da juíza será transmitida pelo canal oficial da  UCP no Youtube, na terça-feira, 28/9, às 10 horas.

Fonte: TJDFT