Presidente do TJDFT abre evento alusivo à Semana Mundial de Aleitamento Materno

Presidente do TJDFT abre evento alusivo à Semana Mundial de Aleitamento Materno

Presidente do TJDFT abre evento alusivo à Semana Mundial de Aleitamento Materno

por MLC — publicado 2021-08-04T19:23:00-03:00

As 3 homenageadas com o Presidente.jpegNa tarde desta quarta-feira, 4/8, foi realizado evento em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM, celebrada de 1º a 7/8 em 120 países. O Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, fez a abertura da cerimônia, transmitida pelo canal do Tribunal no YouTube, que contou com a palestra de Moisés Chencinski, pediatra de São Paulo e especialista no tema.

“É com imensa alegria que o TJDFT celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno”, disse o Presidente do Tribunal ao iniciar sua fala. O desembargador destacou que desde 2008 a Justiça do DF incentiva e apoia o aleitamento materno e atualmente conta com 6 salas de amamentação para o público interno e externo. Para o magistrado, “o sucesso do ser humano começa quando a mãe oferece o primeiro alimento”, o leite, comparado ao ouro devido à sua importância para o bebê. Por isso, o mês de incentivo à amamentação é conhecido como Agosto Dourado.

O pediatra Moisés Chencinski apresentou dados relevantes sobre o tema. Um deles é a grande diminuição da amamentação após os 4 meses de idade do bebê, período que coincide com a volta da mãe ao trabalho. O médico ressaltou que o ato de amamentar é multifuncional, multifatorial, multiprofissional e multirracial. Sobre as salas de aleitamento afirmou que não é lei e nem obrigatório, mas é um mérito relevante para as instituições que se preocupam em tê-las.

Dr Moisés.jpegCom o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, a SMAM chama atenção a importância da rede de apoio. Nesse sentido, o Tribunal fez uma homenagem a três servidoras mães e suas famílias, que ilustraram o cartaz da Campanha de Amamentação deste ano. As homenageadas só conheceram o cartaz durante o evento, sendo surpreendidas com o resultado produzido (clique aqui e confira o cartaz)Elas deram seus relatos sobre a experiência da amamentação e de como foi essa etapa tão importante para fortalecer a relação mãe e filho. 

Renata Barbosa amamentou os 3 filhos e foi em busca de informação para superar o desafio de amamentar os gêmeos simultaneamente. Elene Vicentine disse que sentiu medo, superação e precisou ter preparação e persistência para reconhecer que tinha potencial para amamentar. Acrescentou que não é um mar de rosas e que não se pode romantizar esse ato, pois existem muitas barreiras para se enfrentar. Rhyane Baena falou da sua experiência desafiadora, pois seu filho nasceu com a língua presa, o que dificulta a amamentação. Todas puderam contar com o apoio da consultora em aleitamento materno Vanessa Mesquita, técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde do TJDFT, que leu texto sobre o ato de alimentar um filho. 

Prestigiaram o evento: a Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, 1ª Vice-Presidente do TJDFT; a Desembargadora Sandra De Santis, 2ª Vice-Presidente do TJDFT; o Juiz Gilmar Tadeu Soriano, padrinho da amamentação no TJDFT; a Juíza Caroline Santos Lima, madrinha da amamentação no TJDFT; o médico Glycon Cardoso, Secretário de Saúde do TJDFT; a Coordenadora de Planejamento e Promoção de Saúde Marcella Bitencourt; a médica pediatra e Coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno do DF Miriám Oliveira dos Santos; a representante do Ministério da Saúde Priscila Olim, dentre outros interessados.

Fonte: TJDFT