História Oral entrevista o Juiz Substituto de 2º Grau Aiston Henrique de Sousaexibir mapa do site

História Oral entrevista o Juiz Substituto de 2º Grau Aiston Henrique de Sousaexibir mapa do site

História Oral entrevista o Juiz Substituto de 2º Grau Aiston Henrique de Sousa

por MBS — publicado 06/02/2025

O Juiz Substituto de 2º Grau Aiston Henrique de Sousa foi entrevistado pelo 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, nesta quinta-feira, 6/2. A gravação, que ocorreu no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, faz parte do Programa História Oral e em breve estará disponível no canal oficial do TJDFT no YouTube.

 Na ocasião, o Juiz Substituto de 2º Grau Aiston de Sousa falou sobre sua trajetória de vida, da infância no Maranhão ao trabalho como Desembargador convocado no TJDFT. Um dos momentos marcantes de sua jornada profissional foi a atuação como Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e dos Territórios (Amagis/DF), entre 2008 e 2010. Segundo o Desembargador Belinati, o entrevistado “foi um grande Presidente da Amagis/DF, sou testemunha,  realizou  uma  gestão muito atuante”. Por sua vez, o Juiz Aiston de Sousa elogiou a atual gestão da entidade, presidida pelo Juiz Substituto de 2º Grau Carlos Alberto Martins Filho, que “está fazendo um excelente trabalho na defesa das prerrogativas. Isto é uma unanimidade.”

Sobre o trabalho no 2º Grau de Jurisdição, disse que “o trabalho colegiado é muito enriquecedor, compartilhar a decisão, divergir ou às vezes ouvir a divergência do seu colega, faz parte da nossa vivência, faz parte da nossa função”. Quanto ao trabalho do Juiz de Direito, afirmou que este profissional “deve ter muita disposição para estudar, investigar as circunstâncias e os fatos de cada situação, de cada conflito, e sobretudo para ouvir”.

Compareceram à gravação o Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJDFT, Luis Martius Junior; o Assessor da 1ª Vice-Presidência, Jovaldo Rodrigues; a Secretária da Gestão da Informação e do Conhecimento, Gabriela de Angelis de Souza; e os servidores Lorena Travaglia e Guilherme Guth.

Sobre o entrevistado

Aiston Henrique de Sousa é natural de Tuntum/MA e se formou em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF) em 1989. Mudou-se para Brasília  a convite dos irmãos mais velhos que já moravam na Capital Federal, dentre eles o também Juiz Substituto de 2º Grau no TJDFT Asiel Henrique de Sousa. Em 1996, tomou posse como Juiz Substituto do TJDFT. É mestre em Direito e Estado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Direito Civil pela Universidade Católica de Brasília. Também foi  professor de Direito Civil e Processual Civil. 

Programa História Oral

O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram da trajetória do TJDFT.

Os depoimentos trazem um pouco da história do órgão desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje, e visa manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT

O programa, criado e inicialmente conduzido pela Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.

Acesse a página do Programa “História Oral” e saiba mais sobre a história da Justiça do DF.

 

Fonte: TJDFT