Programa de voluntariado do TJDFT doa mais de 4 mil itens em 2024
Desde 2006, a Rede Solidária dedica-se a articular as demandas apresentadas por crianças, adolescentes e famílias atendidas pela Justiça da Infância e da Juventude do DF com os recursos, competências e habilidades disponibilizados por pessoas físicas e jurídicas voluntárias
“Verificamos grande esforço e dedicação nas ações do voluntariado e a importância de cada uma é enorme, desde os socorros pontuais, aos acompanhamentos prolongados. Os resultados são excelentes, como mostram os números”, defende o Supervisor do Anjos do Amanhã, Márcio Alves.
Entre os resultados das doações e serviços intermediados pelo programa de voluntariado do Tribunal está a promoção de mais oportunidades na vida de crianças e adolescentes atendidos pela Justiça da Infância e da Juventude do TJDFT e de seus familiares.
“Sem desmerecer as outras ações, as que nos demandam mais atenção são aquelas que trazem grandes perspectivas de melhorias em desenvolvimento e na autonomia dos beneficiários, como percebemos nas ações de reforço escolar e de profissionalização”, compartilha o Supervisor.
Assegurar direitos amplos
O objetivo da Rede Solidária é promover o acesso de crianças e adolescentes a direitos básicos como saúde, educação, cultura e formação profissional, conforme o art. 4º do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Para tanto, o programa divide sua atuação em eixos, de modo a atender os direitos infantojuvenis de forma ampla
No eixo de Capacitação e Profissionalização de Jovens, o trabalho do ano passado beneficiou 121 pessoas com ações de estágio, programa de aprendizagem profissional, inserção no mercado de trabalho, reforço escolar e programas de mentoria. Destacam-se iniciativas como Projeto Edukhan, que visa resgatar conteúdos do ensino fundamental e médio para crianças e adolescentes.
Também foi iniciada parceria com a Neonergia, que recrutou e entrevistou jovens vinculados ou egressos do sistema socioeducativo e de acolhimento institucional para participar do programa de aprendizagem da empresa.
Na área de saúde, foram feitas 211 vinculações de serviços a beneficiários decorrentes de demandas de instituições de acolhimento, seções técnicas da Justiça Infantojuvenil, unidades socioeducativas e determinação judicial. A maior parte delas, 127, foram na especialidade de Psicologia; as demais incluíram Oftalmologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Dermatologia, Práticas Integrativas de Saúde, Odontologia, Fisioterapia e exames médicos.
Desde 2022, a Rede mantém parceria com o curso de Psicologia do campus de Brasília da Universidade Paulista – UNIP, para atender à elevada demanda por atendimento psicológico de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e cuidadores imediatos, além de crianças e jovens de instituições de acolhimento. O Acordo de Cooperação Técnica entre TJDFT e SEST SENAT também possibilitou o início dos atendimentos na especialidade em 2024.
Também foram realizadas ações para promover o direito ao esporte, as lazer e à cultura. Em 2025, 2.355 beneficiários usufruíram de espetáculos, oficinas, datas comemorativas, atividades esportivas. As ações incluíram comemorações como do Dia das Crianças e Natal e projetos como a Remoterapia Onda Sup e Neoenergia.
Para este ano, o objetivo da Rede Solidária é seguir com atendimento de qualidade de seu público. “Em 2025, esperamos dar continuidade às parcerias já existentes e esperamos ampliar a disponibilidade de recursos com a captação de novas grandes parcerias”, divide o Supervisor do Anjos do Amanhã, Márcio Alves.
Fonte: TJDFT