Parceria entre TJDFT e Natal dos Correios presenteia 160 crianças acolhidas no DF
Cerca de 160 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento do DF receberam presentes de Natal, em evento no Fórum da Infância e da Juventude do DF, nesta quinta-feira, 19/12.
A entrega aconteceu dentro da Campanha “Papai Noel dos Correios” que, neste ano, assinou Acordo de Cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para estender a iniciativa a instituições de acolhimento do DF.
No primeiro ano de parceria entre Correios e CNJ, a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) e o Anjos do Amanhã, programa de voluntariado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), coletaram cartinhas com desejos de Natal de crianças e adolescentes de três instituições de acolhimento do DF, Lar de São José, Casa de Ismael e o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica). Em cenário natalino especialmente preparado pelos Correios, os presentes arrecadados com a ajuda de voluntários foram entregues pelo Papai Noel a jovens que representaram os beneficiados. Os demais serão entregues nas instituições.
O Juiz Coordenador da Infância e da Juventude do TJDFT, Evandro Neiva de Amorim, recepcionou os jovens. “Sejam muito bem-vindos à Casa de vocês, a Justiça da Infância e da Juventude”, disse. O Juiz Substituto da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ-DF), Redivaldo Dias Barbosa, lembrou a todos do verdadeiro sentido do Natal, a celebração do nascimento de Jesus Cristo, e expressou o desejo de que a tarde fosse também um presente para os pequenos. “Espero que todos vocês saiam daqui muito felizes”, declarou.
O potencial do trabalho conjunto entre TJDFT e os Correios, por meio de articulação do CNJ e da CIJ, para ajudar a quem mais precisafoi destacado pelo Superintende da instituição, Paulo Henrique Soares de Moura. “Essa parceria com o TJDFT é fundamental. O projeto Papai Noel dos Correios foi feito para atender as crianças, principalmente aquelas que estão em vulnerabilidade social”. O representante dos Correios também destacou a iniciativa como uma forma de levar esperança às crianças e adolescentes acolhidos no DF. “Ela leva mais amor, respeito e a oportunidade de as crianças terem seus desejos atendidos. É transformar aquela cartinha de papel em um sonho realizado, fortalecer a ideia de que o Papai Noel existe. E ele existe, em cada um de nós que ajuda isso a se tornar realidade”.
O supervisor da Rede Solidária, Márcio Alves, reforçou a importância da parceria. “Essa entrega traz um ótimo fechamento para o ano. A iniciativa é mais uma forma de prover recursos nesse momento em que as instituições tanto precisam”, falou. O Assessor da CIJ, Carlos Vanderlinde, completou que a expectativa é de que este seja apenas o início de uma parceria duradoura em prol das crianças e adolescentes do DF.
Além da entrega dos presentes de Natal, as crianças e os demais convidados assistiram à apresentação de músicas natalinas do Coral dos Correios, composto por voluntários. O grupo é conduzido pelo maestro Rafael Ribeiro e acompanhado pela pianista Ilke Takada.
Acesse as fotos do evento no Flickr do TJDFT.
Fotos: Dimmy Falcão
Fonte: TJDFT