Ouvidoria do TJDFT participa de evento sobre atendimento de pessoas em sofrimento psíquico

Ouvidoria do TJDFT participa de evento sobre atendimento de pessoas em sofrimento psíquico

Ouvidoria do TJDFT participa de evento sobre atendimento de pessoas em sofrimento psíquico

por ACS — publicado 2024-10-14T14:02:00-03:00

Ouvidora do TJDFT ao lado dos membros do MPDFT durante lançamento do  “Guia de Atendimento a Pessoas em Sofrimento Psíquico,A Ouvidora-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargadora Maria de Lourdes Abreu, participou do lançamento do “Guia de Atendimento a Pessoas em Sofrimento Psíquico, do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT). O lançamento ocorreu na última quinta-feira, 10/10, durante a palestra “Compromisso com a agenda ética e social na administração pública: boas práticas no atendimento de pessoas em sofrimento psíquico”.

A magistrada observou que, como pontuado no guia, as pessoas com transtornos mentais ainda carregam estigmas que precisam ser combatidos. “Esse documento é necessário para todos nós. Como bem o autor coloca na introdução, ‘as pessoas com transtornos mentais ainda carregam o peso perverso que historicamente as correlacionou com a irresponsabilidade, a agressividade e a incapacidade. Isso não pode perdurar’. É preciso combater esse estigma. Os problemas de saúde mental também podem ser evitados por meio do fortalecimento das relações interpessoais, de modo que haja uma ajuda mútua”, afirmou. 

O guia foi elaborado pelo médico psiquiatra e doutor em Psiquiatria e Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (USP), Thiago Blanco Vieira, e contou com a colaboração das Promotoras de Justiça Ana Maria Fonseca e Maria Cristina Viana e com a coordenação da Promotora de Justiça Thaíse Dezen. O documento aborda os transtornos mentais, impactos no comportamento, estratégias para melhorar a condução do atendimento e oferece sugestões para encaminhamentos adequados em saúde mental. 

Servidoras da Ouvidoria do TJDFT durante o lançamento do “Guia de Atendimento a Pessoas em Sofrimento Psíquico,“Todos nós passamos e passaremos por situações desafiadoras. Não é papel de quem está atendendo fazer tratamento ou diagnóstico de alguém, mas é papel de todos nós reconhecermos e orientarmos pessoas que estão precisando de ajuda”, afirmou o médico durante palestra.

Além da Ouvidora-Geral do TJDFT, participaram do lançamento do guia: a Secretária da Ouvidoria-Geral, Marília Barbosa de Barcelos; a Supervisora do Núcleo de Tratamento de Manifestação e Atendimento de Ouvidoria, Edna Lucia Nogueira; e a servidora da Ouvidoria, Ana Gabriela Morais de Queiroz.

Com informações do MPDFT

Fonte: TJDFT