Programa “História Oral” do TJDFT entrevista o Desembargador Mário Machado
Na tarde desta terça-feira, 1º/10, o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, entrevistou o Desembargador aposentado do TJDFT, Mário Machado Vieira Netto, em mais um episódio do Programa “História Oral”. A conversa ocorreu no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte e será disponibilizada, em breve, no canal do TJDFT no YouTube.
“É uma alegria poder fazer esse registro na casa onde eu fiquei há 37 anos”, declarou o Desembargador durante o programa “História Oral”. Na entrevista, o magistrado, que é carioca, falou sobre família, vida acadêmica, a sua chegada à capital do Brasil em 1971 e a trajetória até a magistratura do Distrito Federal. O Desembargador, que chegou à Presidência do TJDFT em 2016, falou sobre a importância da implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) e das demais tecnologias que foram incorporadas às rotinas de trabalho do Tribunal. Ele também falou um pouco da sua atuação como advogado, que se iniciou a partir da aposentadoria, após 37 anos de serviços prestados ao TJDFT e ao jurisdicionado do DF.
Estiveram presentes nos bastidores da gravação, o Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Luis Martius Junior; o Assessor da 1ª Vice-Presidência do TJDFT, Jovaldo dos Santos; a gestora substituta da Secretaria da Gestão da Informação e dos Conhecimento (SGIC), Pollyanna Tomimatsu; o gestor substituto da Coordenadoria de Custódia e Preservação da Memória Institucional (Coami), Joaran Marques Filho; a supervisora do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional (Nuami), Aline Cristina de Arruda; e o supervisor substituto do Nuami, Guilherme Paiva.
Programa “História Oral”
O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados, servidores, entre outros personagens, que participaram e participam da trajetória do TJDFT. Os depoimentos trazem um pouco da história da Casa desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje e visa manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT.
O programa, criado e inicialmente conduzido pela Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.
Acesse a página do Programa “História Oral” e saiba mais sobre a história da Justiça do DF
Fonte: TJDFT