Correio Braziliense traz artigo de servidora da CIJ/TJDFT sobre Primeira Infância
O Correio Braziliense publicou o artigo “Brasília: berço da tão necessária nova civilização”, escrito pela servidora da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ/DF) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Ivânia Ghesti, nessa quarta-feira, 4/9. O texto defende a importância do investimento na primeira infância e traz subsídios para justificá-lo.
Ivânia Ghesti destaca que nenhum outro país alcançou um nível de articulação interfederativa em prol do tema com o Brasil. Exemplos disso estariam no lançamento de um pacto republicano em prol da garantia do direito ao desenvolvimento humano integral das crianças e em eventos como o Seminário internacional dos cinco anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância, realizado na última semana, em Brasília.
A servidora da CIJ, no entanto, chama atenção para o fato de que é preciso mudar o olhar para a temática infantojuvenil a fim se alcançar maior efetividade, respeito, equidade e sustentabilidade. Ela argumenta que, apesar de ser comprovado pelas neurociências que é nos primeiros anos de vida que se formam as bases da arquitetura cerebral, ainda falta o cumprimento de direitos básicos como o acesso à gestação saudável, à amamentação materna, a presença dos pais após o nascimento, espaços protegidos para brincar, educação infantil e a proteção contra violências.
Fonte: TJDFT