Seminário internacional encerra ações de engajamento do TJDFT no Mês da Primeira Infância

Seminário internacional encerra ações de engajamento do TJDFT no Mês da Primeira Infância

Seminário internacional encerra ações de engajamento do TJDFT no Mês da Primeira Infância

por DA — publicado 2024-09-02T15:40:00-03:00

 Ivania, servidora da CIJ participa de oficina no Seminario em comemoração aos 5 anos do Pacto da Primeira Infancia.Participação de magistrado e servidores no Seminário Comemorativo de 5 anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância encerra a participação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) no Mês da Primeira Infância, celebrado em agosto. O mês comemorativo começou com o início da implementação do Plano de Ação da Política Judiciária para a Primeira Infância do DF, enviado à Presidência do Tribunal no final de julho, e contou com uma série de atividades. 

O seminário, realizado nos dias 29 e 30/8, reuniu atores dos três Poderes, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais, de universidades e do setor empresarial para tratarem dos avanços e dos próximos passos das políticas públicas para crianças e adolescentes. A programação incluiu mesas-redondas, oficinas, atividades lúdicas e exposições no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na Escola Superior do Ministério Público (ESPMU) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contou com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal (CIJ/TJDFT) como coorganizadora do evento.   

Deiza Leite, servidora da CIJ participa de oficina no Seminario em comemoração aos 5 anos do Pacto da Primeira Infancia.Para o Juiz Coordenador da Infância da Juventude do TJDFT, Evandro  Amorim, o seminário tratou de temas fundamentais para implementação do Plano de Ação da Política Judiciária para a Primeira Infância no Distrito Federal. “Ainda temos muitos desafios, mas a oportunidade de participar de oficinas com atores de todo o Brasil foi uma experiência inédita e muito promissora”, disse o magistrado. 

Entre os temas destacados no seminário estiveram o papel do Judiciário na promoção dos direitos infantojuvenis e a responsabilidade coletiva de cumprir a regra de prioridade absoluta, determinada na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Marco Legal da Primeira Infância. O retorno social e econômico positivo para o país ao se investir nos primeiros anos da vida também foi lembrado. 

Protagonismo da Primeira Infância 

Servidores da CIJ se reunem com representantes do iphan“O TJDFT assumiu uma posição de protagonismo no tema da infância e juventude. O engajamento no Mês da Primeira Infância é mais uma prova disso”, defende o Assessor da CIJ/TJDFT Carlos Vanderlinde.  Entre as ações de agosto em prol dos primeiros anos de vida estiveram a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), promovida pelo Programa de Qualidade de Vida (Pró-Vida) de 1º a 7 de agosto, e o início da campanha Maternidade Digna, que ajuda gestantes atendidas pela Justiça da Infância. 

A CIJ/TJDFT também lançou manual de orientações em formato de vídeo para auxiliar pais, responsáveis, educadores e cuidadores a utilizarem a cartilha Um Presente Especial, que promove a prevenção primária da violência sexual contra crianças. Representantes da mesma coordenadoria se reuniram com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no dia 20/8, para tratar do projeto do Espaço Cultural da Criança e do Adolescente. A elaboração do projeto e a implementação do espaço no Fórum da Infância e da Juventude do DF é uma das ações previstas no Plano de Ação da Política Judiciária para a Primeira Infância do DF, no âmbito da Justiça do Distrito Federal. 

Crianças participam de oficina lúdica e pintam suas interpretações sobre a JustiçaOutras duas contribuições no Mês da Primeira Infância colocaram a criança no centro. No dia 27/8, a CIJ/TJDFT realizou, junto a parceiros, momento de escuta de crianças sobre o acesso à Justiça no Fórum de Santo Antônio do Descoberto, do Tribunal de Justiça do Goiás (TJGO). No dia 29/8, a coordenadoria conduziu oficina lúdica com crianças do DF e do Goiás, momento em que os pequenos participaram de brincadeiras e de momento de criação e arte, com produção de telas e desenhos a partir de seu entendimento sobre a Justiça. As ações visaram ampliar o acesso da primeira infância à Justiça com metodologia de escuta qualificada, específica para essa faixa etária, e contribuirá para a elaboração do Comentário Geral 27 da ONU, que trata do acesso de crianças e adolescentes à Justiça.   

A dedicação do Tribunal à causa foi reconhecida Sessão Solene especial da Câmara Legislativa do DF, “Homenagem ao Mês da Primeira Infância”, nessa quarta-feira, 28/8. Juízes(as) e servidores(as) do TJDFT receberam moção de louvor em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do público infantojuvenil. 

Fotos: Conselho Nacional de Justiça e Felipe Costa

Fonte: TJDFT