1º Vice-Presidente do TJDFT palestra sobre ética profissional e avanços tecnológicos na área de Direito

1º Vice-Presidente do TJDFT palestra sobre ética profissional e avanços tecnológicos na área de Direito

1º Vice-Presidente do TJDFT palestra sobre ética profissional e avanços tecnológicos na área de Direito

por MLC — publicado 2024-08-13T17:29:00-03:00

Foto do 1º Vice-Presidente do TJDFT no evento de Direito do CEUBO 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, palestrou nesta terça-feira, 13/8, no II Simpósio de Direito no Centro Universitário de Brasília (CEUB), que contou com a presença de estudantes e professores da Faculdade de Direito. O magistrado falou sobre “Ética profissional na Advocacia” e “Avanços Tecnológicos na área de Direito”.

Aos alunos, o 1º Vice-Presidente destacou que “conceitua-se ética como o ideal de conduta que pauta o comportamento humano nos mais elevados padrões de igualdade, liberdade, democracia, Justiça e cidadania, em busca da convivência respeitosa, principalmente no ambiente público, onde o intuito é garantir o bem comum.”

Aconselhou aos estudantes que se dediquem ao máximo que puderem aos estudos jurídicos, exerçam a advocacia com muita seriedade ou estudem bastante para os concursos públicos. “Cada um deve lutar pelo seu ideal, seguir sua vocação e o seu talento. O mundo está à disposição de todos.”

Foto do 1º Vice-Presidente do TJDFT na palestra do II Simpósio de Direito do CEUB

O Desembargador ainda destacou os avanços tecnológicos que estão a serviço da área jurídica, principalmente sobre Inteligência Artificial. Recomendou a todos que tomem cuidado para não substituir o sentimento humano pela máquina, mas façam bom uso dessa ferramenta para trabalhar.

O magistrado revelou que se sentia em casa, pois estudou na instituição onde foi professor de Direito Penal por longos anos. “O CEUB faz parte de minha história e sou muito agradecido a todos da administração pelo acolhimento que sempre tive nesta instituição e que sempre foi maravilhoso”, afirmou.

Além do tema jurídico, o Desembargador falou sobre sua trajetória como o início de sua carreira estudantil na Faculdade de Direito do CEUB, em 1975, e de sua formatura, em março de 1979, com a presença do jurista Pontes de Miranda. Contou ainda sobre o seu casamento, uma semana após a formatura, com Rosângela, sua colega de sala de aula na instituição, com quem possui seis filhos e cinco netos, e vão comemorar 46 anos de matrimônio.

Prestigiaram a palestra cerca de 100 alunos, professores, o Reitor do CEUB, Rafael Lopes, e Rafael Calixto, Presidente do Diretório Acadêmico da instituição.

Fonte: TJDFT