Novos sistemas são desenvolvidos para modernizar a área tecnológica do TJDFT
Nesta segunda-feira, 5/8, o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, se reuniu com a Coordenadoria de Sistemas da Primeira Vice-Presidência (Cosisp), órgão vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal. O objetivo foi conhecer os novos sistemas informatizados que estão sendo desenvolvidos para modernizar o setor de tecnologia do Tribunal.
Na visita, o 1º Vice-Presidente fez uma reflexão acerca da evolução tecnológica pela qual o Tribunal passou e destacou importância do setor nesse processo. “A modernização da área tecnológica faz parte do Programa de Transformação Digital (PTD), uma das principais bandeiras da atual gestão, para garantir maior celeridade e transparência nos processos”, comentou o magistrado.
Na oportunidade, o Desembargador ainda informou que a Cosisp, que gerencia atualmente 27 sistemas no Tribunal, lançará, nos próximos dias, três novos sistemas: o Portal do Magistrado, com ferramentas e serviços essenciais ao exercício das funções; o Comunica TJDFT, destinado à disponibilização e publicação de atos administrativos atualmente presentes no DJe; e o Novo Sistema de Jurisprudência, que será uma versão atualizada do novo sistema, com uma interface mais fácil de entender e de operar, para consulta e acesso a documentos jurídicos.
Por fim, o magistrado pontuou que “com o encerramento do Diário de Justiça Eletrônico (DJe), do Tribunal, que ocorrerá nos próximos dias, os atos judiciais do TJDFT serão publicados no Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN), e os atos administrativos do Tribunal serão publicados no novo sistema Comunica TJDFT”, declarou o 1º Vice-Presidente.
O Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Luis Martius Junior, ressaltou que a Cosisp tem papel fundamental na gestão da 1ª Vice-Presidência. Para o magistrado, “as ações que serão implementadas buscam concretizar o compromisso da atual gestão com a modernização dos diversos sistemas que se acham sob a supervisão da 1ª Vice-Presidência, trazendo mais eficiência e dinamismo aos processos e caminhando no sentido das prioridades estabelecidas pela Alta Administração”.
Finalmente, o Coordenador da Cosisp, Daniel Rodrigues Monteiro, assinalou que “a visita do Desembargador à unidade reforça o compromisso da 1ª Vice-Presidência com a modernização e a eficiência do TJDFT, alinhando-se com as diretrizes estratégicas do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicações (PETIC), do Plano Diretor de TIC/ 2024, além da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD).” Além disso, o gestor falou do compromisso da equipe com a excelência nos serviços prestados para o desenvolvimento de soluções que supram as demandas e que estejam em harmonia com as diretrizes do Tribunal.
Ao encerramento da reunião, o 1º Vice-Presidente parabenizou as equipes de tecnologia “pelo compromisso que têm de impulsionar a eficiência e a qualidade da Justiça por meio do aprimoramento dos sistemas e serviços digitais, com foco no usuário.”
Também estiveram presentes na visita, o Coordenador Substituto da Cosisp, Daniel Lisboa; a Chefe Substituta do Nugad, Marina Cavalcanti Gontijo; o Chefe do Nugic, Matheus Moreira da Silva; a Chefe de Gabinete da 1ª Vice-Presidência, Andrea Coimbra; o Assessor da 1ª Vice-Presidência, Jovaldo Rodrigues e demais servidores do setor.
Principais Sistemas gerenciados pela Cosisp
Sistema Eletrônico de Informações (SEI): responsável pela criação e gestão de processos e documentos administrativos eletrônicos no TJDFT, facilitando a tramitação e acompanhamento digital desses processos.
Diário de Justiça Eletrônico (DJe), que brevemente será extinto, é o sistema que atualmente publica os atos administrativos e judiciais do TJDFT, garantindo transparência e acessibilidade às informações jurídicas.
Sistema de Jurisprudência: ferramenta que permite a consulta de acórdãos, decisões monocráticas, decisões da Presidência e súmulas produzidas pelo Tribunal, essenciais para magistrados, servidores, advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público e outros.
Repositório Arquivístico Digital Confiável, sistema responsável por preservar processos e documentos digitais permanentes e peças processuais relevantes, como petições iniciais, decisões e sentenças, conforme as diretrizes do CNJ.
Saiba mais sobre a Coordenadoria de Sistemas da Primeira Vice-Presidência (Cosisp).
Fonte: TJDFT