1º Vice-Presidente do TJDFT prestigia posse da nova Presidente do TSE
Na noite dessa segunda-feira, 3/6, o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, representou o Tribunal durante a posse da nova Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministra Cármen Lúcia, para o biênio 2024-2026. A sessão solene de posse ocorreu no Plenário do TSE e contou com a presença de autoridades dos três Poderes, da imprensa e de convidados.
Na ocasião, o Desembargador Belinati falou sobre a expectativa com a nova gestão do TSE. “Não temos dúvidas de que a Ministra Cármen Lúcia deverá ser uma das maiores Presidentes da Justiça eleitoral do Brasil. Tem muita experiência, conhece a realidade brasileira e, certamente, vai fazer o melhor para que a população vote com tranquilidade e segurança. Então, confiamos na eficiência das próximas eleições sob o comando da nova Presidente”, afirmou o 1ºVice-Presidente do TJDFT.
Mulher na presidência
A Ministra Cármen Lúcia é a primeira mulher a presidir a Corte Eleitoral por duas vezes – a anterior foi de 2012 a 2013. Com o TSE sob sua gestão e ao lado do Ministro Nunes Marques, empossado Vice-Presidente, ela garantiu a realização de eleições “com tranquilidade, segurança e integridade”, assim como ocorreu em pleitos passados.
Cármen Lúcia foi empossada pelo Ministro Alexandre de Moraes, que deixa a Presidência do TSE após um ano e nove meses. Depois de prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse na tribuna, coube a ela empossar o Ministro Nunes Marques como Vice-Presidente. “Compartilhar responsabilidades próprias na Justiça Eleitoral é um encargo que demanda aliança, sem a qual a caminhada seria muito mais difícil”, afirmou a Ministra.
Com informações do TSE.
Fonte: TJDFT