TJDFT lança 5ª Edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no DF

TJDFT lança 5ª Edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no DF

TJDFT lança 5ª Edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no DF

por MLC — publicado 2024-04-12T18:20:00-03:00

Divulgação do evento de publicação da 5ª Edição do Mapa da Violência contra Pessoa Idosa no Brasil, que será dia 15 de abril, às 17h no Memorial do TJDFT. Arte contém mapa do Brasil listrado na cor amarela sobre fundo roxo.Na próxima segunda-feira, 15/4, às 17h, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Central Judicial da Pessoa Idosa (CJI), irá lançar a 5ª Edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no DF. O evento será realizado no Memorial Desembargadora Lila Pimenta, localizado no 10º andar do bloco A, do Fórum de Brasília. 

O objetivo do documento elaborado pelas  três instituições da CJI, TJDFT, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Defensoria Pública do Distrito Federal  (DPDF), é levar ao conhecimento da sociedade a realidade da violência contra a pessoa idosa. Além disso, servir como base para propor políticas públicas efetivas para o seu enfrentamento.

Na 5ª edição, foram analisados dados fornecidos pelo Disque Direitos Humanos – Disque 100;  do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (Nepav), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal; do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da própria Central Judicial da Pessoa Idosa.

Também foram utilizados, como subsídios, informações oriundas da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), da Polícia Civil do Distrito Federal, da Polícia Militar do Distrito Federal e os casos de idosos acompanhados pelo Programa de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (PROVID).  

Histórico

Em 2003, surgiu no ordenamento pátrio o Estatuto da Pessoa Idosa, um instrumento de regulação e proteção dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.  

Apesar do esforço do Estado, a publicação da Lei não foi suficiente para garantir os direitos. A análise dos números apresentados ao longo dos anos pelas instituições públicas demonstrou um notório crescimento da violação dos direitos das pessoas idosas. Este cenário desfavorável trouxe a necessidade de compreensão aprofundada do problema, de forma a viabilizar a elaboração de políticas públicas de prevenção e combate às ilegalidades praticadas contra a pessoa idosa. 

Dessa forma, o TJDFT, por intermédio da Central Judicial da Pessoa Idosa, deu início à elaboração das edições do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no Distrito Federal para, com a compilação e a análise dos dados fornecidos pelas instituições em um único documento, identificar as especificidades da violência e subsidiar os gestores no desenvolvimento de políticas públicas efetivas de prevenção e enfrentamento.

Confira os Mapas da Violência contra a pessoa idosa: 

1ª Edição – 2013

2ª Edição – 2014

3ª Edição – 2017

4ª Edição – 2019

Imprensa

O credenciamento de imprensa deve ser feito no e-mail comunica@tjdft.jus.br até as 13h do dia 15/4. O profissional deve informar nome, veículo e CPF. 

Fonte: TJDFT