Juízes e Juízas  do TJDFT encerram Programa de Formação Inicial de Magistrados

Juízes e Juízas do TJDFT encerram Programa de Formação Inicial de Magistrados

Juízes e Juízas do TJDFT encerram Programa de Formação Inicial de Magistrados

por RS — publicado 2024-04-12T18:50:00-03:00

Audiodescrição: Foto do evento de encerramento do Programa de Formação Inicial de Magistrados, organizado pela Escola de Formação Judiciária (EjuDFT) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Na imagem, turma com os docentes do curso totalizando 23 magistrados divididos em doze mulheres e onze homens.Na tarde desta sexta feira, 12/04, ocorreu o encerramento do Programa de Formação Inicial de Magistrados, organizado pela Escola de Formação Judiciária (EjuDFT) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O evento ocorreu no Espaço Flamboyant, localizado no 10º andar do Bloco A, e contou com a presença do Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo; do Diretor da EjuDFT, Desembargador Arnoldo Camanho; da Juíza do TJDFT, Maria Isabel da Silva, representando o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior;  e da Juíza do TJDFT, Gislaine Campos, representando o Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), Carlos Martins Filho.

Durante o curso de formação, os(as) novos(as) Juízes(as) de Direito Substitutos(as) da Justiça do Distrito Federal tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Tribunal e de vivenciar o exercício da função judicante em diversas situações. Foram realizadas visitas à Penitenciária Feminina do Distrito Federal, ao Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal, entre outros. Os novos magistrados ainda participaram de audiências simuladas cuidadosamente planejadas por magistrados docentes, proporcionando experiências na resolução de incidentes. 

Audiodescrição: Foto do evento de encerramento do Programa de Formação Inicial de Magistrados, organizado pela Escola de Formação Judiciária (EjuDFT) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Na imagem, Presidente do TJDFT fala aos presentes em local de destaque. À sua frente púlpito com microfone de onde o magistrado discursa.Em sua fala, o Presidente do TJDFT  pontuou os desafios do exercício da magistratura e que “esse curso de formação é fundamental na vida dos magistrados”. O Desembargador destacou a importância de se conectar com a sociedade e da linguagem simples para que o jurisdicionado possa compreender o que o Juiz(a) está dizendo. Por fim, o Presidente comentou sobre os cuidados que os formandos devem ter tanto na vida profissional, como na vida pessoal, pois “a vida do juiz é diferente  de outras profissões”, afirmou.

O Diretor da Escola de Formação Judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (EjuDFT) falou dos componentes curriculares do curso e das experiências pelas quais os magistrados passaram até a sua conclusão. Ele afirmou que o curso proporcionou conhecimento e vivência de situações típicas e relacionadas à atividade judicante. Na ocasião, elogiou o comprometimento dos docentes durante a formação e o apoio institucional fornecido pela Administração. “Essa carreira […] é repleta de responsabilidades e de compromissos firmados, em especial, com aqueles que clamam, com os que foram oprimidos, com os que viram seus direitos cerceados e com aqueles que necessitam de Justiça”, finalizou o Desembargador.

A Juíza do TJDFT Maria Isabel da Silva afirmou que a magistratura possui muitas cerimônias e muitos discursos e que há aprendizado em cada um deles. Declarou que a AMB “não tem outra função se não a de defender as prerrogativas dos magistrados e a independência da magistratura”. Falou das conquistas realizadas pela Associação no sentido de conferir dignidade aos que exercem a função de Juiz e reafirmou o seu compromisso com a magistratura.

Já a Juíza Gislene Campos, declarou que “hoje finalizo a formação que a maioria de nós, mais antigos, não tivemos e eu tenho certeza de que foi um diferencial incrível para a turma de vocês”. A magistrada destacou a importância do Tribunal na vida das pessoas, especialmente por causa da sua celeridade e suas ações de vanguarda. Ela ainda estimulou os formandos a se conscientizarem acerca do papel do Judiciário na rede de atendimento, de proteção e de responsabilização e desejou que os novos Juízes descubram seu caminho, “carregando consigo sempre a humanidade que não nos deixa ver apenas números diários, mas principalmente saber que atrás de cada número[de processo], há vidas, há pedidos de socorro, há violações e abusos de direito”, finalizou.

Também estiveram no evento o Juiz Auxiliar da Presidência do TJDFT, Luis Martius Júnior, o Vice-Coordenador da Escola de Formação Judiciária do TJDFT (EjuDFT), Juiz  Arthur Lachter,  o Juiz Fábio Esteves e a Secretária da EjuDFT, Luana Pimenta.

Confira o Flickr  as fotos do evento. 

Fotos: Samuel Andrade

Fonte: TJDFT