Desembargadora do TJDFT recebe Título de Cidadã Honorária de Brasília

Desembargadora do TJDFT recebe Título de Cidadã Honorária de Brasília

Desembargadora do TJDFT recebe Título de Cidadã Honorária de Brasília

por ACS — publicado 2024-04-03T12:46:00-03:00

Foto da desembargadora que veste uma camisa amarela e óculos escurosA Desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Maria Ivatônia Barbosa dos Santos vai receber o Título de Cidadã Honorária de Brasília em solenidade a ser realizada no dia 10 de abril, às 9h, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A entrega do referido título foi proposta pelo Deputado Distrital Jorge Vianna.

O Título de Cidadão Honorário de Brasília é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo do Distrito Federal a pessoas não naturais de Brasília que adotaram o DF como lar e aqui praticaram atos de relevante interesse social, de modo a incentivar novos cidadãos a dedicarem suas vidas e ofícios para construção de uma cidade justa e próspera.

A homenageada
 

Natural de Arraias/TO, a ex-delegada da Polícia Civil de Goiás ingressou na magistratura do DF em 07/05/1993, como Juíza de Direito Substituta. Em 02/02/1996, foi promovida a Juíza de Direito, e, em 15/4/2014, tomou posse no cargo de Juíza de Direito Substituta de 2º grau.

Graduada em Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG), a magistrada é pós-graduada em Direito Constitucional Eleitoral pela Universidade de Brasília (UnB), em Direito Penal e Direito Administrativo pela Universidade Católica de Brasília e em Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Constitucional pela Universidade Católica de Goiás.

Como Juíza Substituta, atuou na 2ª Vara de Entorpecentes e Contravenções Penais/DF. Foi titular da Auditoria Militar e da 2ª Vara Criminal de Taguatinga; Diretora do Fórum de Taguatinga e do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes; e Coordenadora da Central de Guarda de Objetos de Crime (CEGOC) – tendo sido condecorada com a Medalha do Mérito Policial Civil Juscelino Kubitschek de Oliveira pelos relevantes serviços prestados à frente da CEGOC; entre outras atividades.

No Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a magistrada ocupou os cargos de Desembargadora eleitoral titular e substituta, bem como de Ouvidora, e foi condecorada com a medalha do Mérito Eleitoral do Distrito Federal na classe jurista. Além disso, foi Coordenadora da Revista da Escola da Magistratura do Distrito Federal.

Fonte: TJDFT