Março Azul: TJDFT apoia campanha sobre câncer de intestino

Março Azul: TJDFT apoia campanha sobre câncer de intestino

Março Azul: TJDFT apoia campanha sobre câncer de intestino

por MLC — publicado 2024-03-13T12:25:00-03:00

Campanha março azul, para conscientização da prevenção do câncer de intestino.O Palácio da Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) ficará iluminado na cor azul em alusão a Campanha Março Azul. O objetivo é conscientizar a população sobre fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de intestino. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

Em 2024, o tema escolhido foi Médico e paciente: uma parceria que salva vidas! Juntos na prevenção do câncer de intestino. A campanha desse ano busca transmitir a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da relação de confiança entre médico e paciente como fundamental para a detecção eficaz da doença.

Confira o site destinado ao movimento. O portal oferece informações sobre a doença, métodos de prevenção, fatores de risco, diagnóstico e opções de tratamento.

Câncer de Intestino

O câncer de intestino é também conhecido como câncer colorretal. A doença tem tratamento e cura. Os principais sintomas da doença incluem diarreia ou constipação (que não se resolve espontaneamente ou com medicação), presença de sangue nas fezes, cólicas abdominais persistentes, dor durante a defecação e/ou sensação de evacuação incompleta, redução do apetite que pode ou não estar acompanhada de perda de peso, e anemia.

A prevenção do câncer de intestino está fortemente ligada a um estilo de vida saudável, que inclui a prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso ideal, abstenção do tabagismo e consumo moderado de bebidas alcoólicas.

Além disso, é recomendável adotar uma dieta rica em verduras, frutas, legumes, farelos e cereais integrais, beber cerca de 2 litros de água por dia e limitar o consumo de carne vermelha e alimentos ultraprocessados e embutidos.

Faça exames de sangue, colonoscopia e procure seu médico!

Previna-se!

Fonte: TJDFT