Desembargadora Maria Ivatônia é homenageada com Ordem do Mérito do MPDFT

Desembargadora Maria Ivatônia é homenageada com Ordem do Mérito do MPDFT

Desembargadora Maria Ivatônia é homenageada com Ordem do Mérito do MPDFT

por ACS — publicado 2023-04-17T16:45:07-03:00

Audiodescrição: Desembargadora Maria Ivatônia com a medalha em mãos acompanhada de outros oito condecorados com a honrariaA Desembargadora do TJDFT Maria Ivatônia Barbosa dos Santos foi condecorada, na última sexta-feira, 14/4, com a Ordem do Mérito Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

A homenagem é destinada a pessoas ou entidades que tenham contribuído de forma excepcional e destacada para o aprimoramento ou consolidação da boa imagem da Justiça ou do Ministério Público ou atuado de modo particularmente exemplar em benefício da sociedade.

Durante a solenidade, a Desembargadora foi saudada pelos conselheiros, que ressaltaram sua atuação na defesa de políticas afirmativas que propiciam mais oportunidades para negros.

A insígnia

A honraria é destinada a integrantes do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União (AGU), autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, juristas e pessoas da comunidade que tenham realizado ações que os distingam de forma excepcional dentre os seus pares.

As condecorações da Ordem do Mérito são divididas em dois quadros – Ordinário e Especial. O primeiro engloba os membros e servidores do MPDFT. O Especial é constituído pelos graduados, autoridades, servidores públicos e pessoas que não integram o MPDFT, além das organizações. 

A agraciada

Maria Ivatônia Barbosa dos Santos tomou posse como Desembargadora do TJDFT em dezembro de 2019 e ingressou na magistratura do DF em maio de 1993, como Juíza de Direito substituta. Atuou na 2ª Vara de Entorpecentes e Contravenções Penais/DF. Foi titular da Auditoria Militar e da 2ª Vara Criminal de Taguatinga. Em abril de 2014, tomou posse no cargo de Juíza de Direito Substituta de 2º grau, antes de se tornar Desembargadora.

Foto e informações MPDFT

Fonte: TJDFT