TJDFT e Ministério da Justiça discutem ampliação do modelo da Justiça Comunitária

TJDFT e Ministério da Justiça discutem ampliação do modelo da Justiça Comunitária

TJDFT e Ministério da Justiça discutem ampliação do modelo da Justiça Comunitária

por ACS — publicado 2023-03-02T17:58:00-03:00

Encontro entre Justiça Comunitária e equipe do Ministério da JustiçaNa tarde dessa quarta-feira, 1º/3, o Programa Justiça Comunitária (PJC) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu, em sua sede, no Fórum de Ceilândia, a visita de uma comitiva de representantes da recém-criada Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública  (SAJU/MJSP).

Estiveram presentes na visita a diretora  de Promoção de Direitos, Roseli Faria; o coordenador  de Promoção de Direitos da População Negra, Vinícius Machado;  a servidora mobilizada que compõe a Diretoria de Promoção de Direitos, Cecília Andrade; e a servidora que compõe a Diretoria de Promoção de Direitos, Cristina de Morais. No âmbito da Justiça Comunitária, participaram os supervisores Thais Andreozzi, Antonio Ricelle e Vera Soares, juntamente com  vinte agentes comunitários e demais servidores do PJC.

Os agentes comunitários compartilharam com os presentes a história do Programa. Foram apresentadas algumas das  atividades e dos projetos desenvolvidos ao longo desses 22 anos de existência, que,  inicialmente, teve Ceilândia como projeto-piloto e, atualmente, abrange também as regiões de Taguatinga e Samambaia.  

No encontro, os agentes comunitários, com protagonismo e engajamento, relataram suas experiências no atendimento à comunidade, detalhando os eixos de atuação do Programa nas comunidades do DF: a mediação comunitária de conflitos, a educação para os direitos e a articulação das redes sociais. Casos concretos atendidos pelo PJC foram trazidos como exemplos, ressaltando o locus de atuação na comunidade, pela comunidade e para a comunidade, no sentido de estimular a construção coletiva de alternativas diante dos desafios comunitários.

O encontro teve como objetivo propiciar o conhecimento da Justiça Comunitária pela Secretaria de Acesso à Justiça com o intuito de possibilitar a ampliação do modelo da Justiça Comunitária para outras localidades. Dessa forma, representou o início de uma aproximação institucional para aprofundar o conhecimento da Justiça Comunitária. 

PJC

O Programa Justiça Comunitária (PJC) estimula a comunidade a desenvolver mecanismos próprios de resolução de conflitos, por meio do diálogo, participação social e efetivação dos direitos humanos.

Os Agentes Comunitários de Justiça, voluntários capacitados, atuam para que a sua comunidade conheça seus direitos e recursos, mantenha espaços de diálogo e consiga se articular para a resolução de suas demandas coletivas.

Fonte: TJDFT