Desembargadores do TJDFT recebem Medalha do Mérito Sino-Brasileiro
O Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador J.J. Costa Carvalho, e o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati, foram agraciados com a Medalha do Mérito Sino-Brasileiro, símbolo da amizade entre o Brasil e a China. A honraria foi entregue em meio aos festejos do Ano Novo Chinês 2023 – O Ano do Coelho.
A solenidade aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, e agraciou autoridades dos três poderes, entre governadores, desembargadores, ministros, parlamentares, além de empresários, entre outros.
Guardião da Fraterna Integração Brasil-China, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, declarou: “Comecei a amar a China por sua comida, na infância, depois aprendi a sua importância para o Brasil. E as relações comerciais entre os dois países têm se intensificado cada vez mais. Esperamos que os nossos laços se fortaleçam, porque precisamos uns dos outros, na área comercial e na essencial integração dos povos. Amamos o povo chinês e sabemos que eles também amam os brasileiros. Parabéns ao grupo responsável pela solenidade que reconhece a importância dessa integração no contexto mundial”.
Devido ao compromisso com a sessão do TJDFT, o Desembargador J.J. Costa Carvalho não pôde ficar até o momento de receber a comenda na solenidade, mas a receberá em momento oportuno.
A Medalha foi entregue aos homenageados do Distrito Federal pelo Secretário da Coordenação Brasil-China da OAB Nacional e ex-Desembargador do TRE-DF, Bruno Martins.
Mérito Sino-Brasileiro
A Cruz do Mérito da Fraterna Integração Sino-Brasileira foi criada em 2004, atendendo a solicitação do Embaixador Plenipotenciário da República Popular da China no Brasil, Jiang Yuande, tendo sido apresentada em conjunto com o Selo Comemorativo Alusivo aos 30 Anos de Relações Diplomáticas entre o Brasil e a China, acompanhada do título de Comendador e de Amigo da Nação Chinesa e vice-versa.
A outorga é realizada pelo Congresso Nacional e tem por objetivo fortalecer os laços sociais, culturais e econômicos entre as duas nações.
Fotos: Karen Fontenele – ASCOM TRE-DF
Fonte: TJDFT