Presidente do TJDFT participa de abertura do Seminário Direitos Humanos na Gestão Pública

Presidente do TJDFT participa de abertura do Seminário Direitos Humanos na Gestão Pública

Presidente do TJDFT participa de abertura do Seminário Direitos Humanos na Gestão Pública

por ACS — publicado 2022-12-12T13:09:00-03:00

Audiodescrição: print de tela da transmissão ao evento no YouTube com o rosto do Presidente Cruz Macedo em um quadro à esquerda e a imagem do palco do auditório do Conselho da Justiça Federal à direita, com os participantes da abertura que participaram de forma presencialO Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, participou na manhã desta segunda-feira, 12/12, da abertura do I Seminário Direitos Humanos na Gestão Pública: Diversidade, Equidade e Inclusão, realizado no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A palavra de abertura foi realizada pelo Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Og Fernandes, que falou sobre a Rede Equidade, formada em 2021 por 11 instituições públicas dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, visando a promoção de ações conjuntas de inclusão e diversidade com foco em gênero e raça.

“Este evento marca o início dos esforços conjuntos para ampliar o debate sobre direitos humanos na gestão pública com foco na inclusão, na equidade e na diversidade, a par de construir ações institucionais que atuem na efetivação dos espaços e práticas plurais”, ressaltou o ministro.

Em seguida teve a palavra o Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU),  Ministro Bruno Dantas, que destacou a alegria do Tribunal em ter sido um dos órgãos fundadores da Rede Equidade, “uma iniciativa que demonstra um compromisso da nossa Corte Federal de Contas com a promoção da diversidade e inclusão no setor público, especialmente no que tange aos marcadores sociais de gênero e raça”, disse.

Logo após o Presidente Cruz Macedo falou de sua alegria em estar na presente união de esforços com os outros Poderes da União que objetiva “promover ações transversais e multidisciplinares na pavimentação de um caminho que é sem volta, de fortalecimento da dignidade humana e dos direitos individuais de todos e todas sem distinções”, destacou.

Além disso, o Presidente Cruz Macedo registrou “o comprometimento do TJDFT para conferir visibilidade a estas ações, para instituir práticas garantidoras de direitos individuais e sociais, e oportunidade a todos e ao tratamento equânime, em ambientes livres de preconceito, opressão e marginalização que tanto ferem e destroem mentes e muitas forças potenciais”.

Além das autoridades já citadas, também proferiram discursos na abertura do seminário a Senadora Leila Barros, a Juíza  do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Amini Haddad, a Procuradora Regional do Trabalho Ludmila Lopes, a Diretora de Programa da Secretaria Executiva do Ministérios de Minas e Energia Renata da Silva, e o Diretor-Presidente Interino do Serviço Geológico do Brasil Cassiano Alves.

Audiodescrição: print de tela da transmissão do YouTube com o juiz Fábio Esteves durantes sua apresentaçãoTambém representando o TJDFT, o Juiz  Fábio Esteves palestrou no primeiro painel do seminário, intitulado “Boas práticas na Gestão da Diversidade, Equidade e Inclusão no Serviço Público”. O magistrado compartilhou detalhes da boa prática referente ao Diagnóstico Organizacional de Equidade e Inclusão da Diversidade, realizado pelo Tribunal.

O SEMINÁRIO

A ação marca o início dos esforços conjuntos para promover o debate sobre Direitos Humanos, Diversidade, Equidade e Inclusão na Gestão Pública e cumprir com a meta definida no Plano de Ação da Rede Equidade, Eixo Gestão da Diversidade, de promoção de um seminário anual, envolvendo a alta administração, para compartilhamento de boas práticas.

Entre os conteúdos que serão abordados estão a diversidade, equidade e inclusão e suas dimensões na esfera pública; as boas práticas na Gestão da Diversidade, Equidade e Inclusão no setor público; e as mulheres refugiadas e os direitos humanos. Confira a programação.

O seminário se relaciona ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que desde 1950 é celebrado no dia 10 de dezembro e integra os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

Fonte: TJDFT