Presidente do TJDFT participa de abertura do Seminário Direitos Humanos na Gestão Pública
O Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, participou na manhã desta segunda-feira, 12/12, da abertura do I Seminário Direitos Humanos na Gestão Pública: Diversidade, Equidade e Inclusão, realizado no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), com transmissão ao vivo pelo YouTube.
A palavra de abertura foi realizada pelo Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Og Fernandes, que falou sobre a Rede Equidade, formada em 2021 por 11 instituições públicas dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, visando a promoção de ações conjuntas de inclusão e diversidade com foco em gênero e raça.
“Este evento marca o início dos esforços conjuntos para ampliar o debate sobre direitos humanos na gestão pública com foco na inclusão, na equidade e na diversidade, a par de construir ações institucionais que atuem na efetivação dos espaços e práticas plurais”, ressaltou o ministro.
Em seguida teve a palavra o Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Bruno Dantas, que destacou a alegria do Tribunal em ter sido um dos órgãos fundadores da Rede Equidade, “uma iniciativa que demonstra um compromisso da nossa Corte Federal de Contas com a promoção da diversidade e inclusão no setor público, especialmente no que tange aos marcadores sociais de gênero e raça”, disse.
Logo após o Presidente Cruz Macedo falou de sua alegria em estar na presente união de esforços com os outros Poderes da União que objetiva “promover ações transversais e multidisciplinares na pavimentação de um caminho que é sem volta, de fortalecimento da dignidade humana e dos direitos individuais de todos e todas sem distinções”, destacou.
Além disso, o Presidente Cruz Macedo registrou “o comprometimento do TJDFT para conferir visibilidade a estas ações, para instituir práticas garantidoras de direitos individuais e sociais, e oportunidade a todos e ao tratamento equânime, em ambientes livres de preconceito, opressão e marginalização que tanto ferem e destroem mentes e muitas forças potenciais”.
Além das autoridades já citadas, também proferiram discursos na abertura do seminário a Senadora Leila Barros, a Juíza do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Amini Haddad, a Procuradora Regional do Trabalho Ludmila Lopes, a Diretora de Programa da Secretaria Executiva do Ministérios de Minas e Energia Renata da Silva, e o Diretor-Presidente Interino do Serviço Geológico do Brasil Cassiano Alves.
Também representando o TJDFT, o Juiz Fábio Esteves palestrou no primeiro painel do seminário, intitulado “Boas práticas na Gestão da Diversidade, Equidade e Inclusão no Serviço Público”. O magistrado compartilhou detalhes da boa prática referente ao Diagnóstico Organizacional de Equidade e Inclusão da Diversidade, realizado pelo Tribunal.
O SEMINÁRIO
A ação marca o início dos esforços conjuntos para promover o debate sobre Direitos Humanos, Diversidade, Equidade e Inclusão na Gestão Pública e cumprir com a meta definida no Plano de Ação da Rede Equidade, Eixo Gestão da Diversidade, de promoção de um seminário anual, envolvendo a alta administração, para compartilhamento de boas práticas.
Entre os conteúdos que serão abordados estão a diversidade, equidade e inclusão e suas dimensões na esfera pública; as boas práticas na Gestão da Diversidade, Equidade e Inclusão no setor público; e as mulheres refugiadas e os direitos humanos. Confira a programação.
O seminário se relaciona ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que desde 1950 é celebrado no dia 10 de dezembro e integra os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.
Fonte: TJDFT