Concurso Justiça e Cidadania: Comissão escolhe desenhos vencedores

Concurso Justiça e Cidadania: Comissão escolhe desenhos vencedores

Concurso Justiça e Cidadania: Comissão escolhe desenhos vencedores

por ACS — publicado 2022-12-06T15:00:00-03:00

Audiodescrição: Uma mulher em pé atrás de um fundo com painéis e  seis pessoas sentadas. Na última sexta-feira, 2/12, foram selecionados os seis desenhos vencedores do concurso Justiça e Cidadania. A premiação será realizada, no dia 12/12, a partir das 14h, no Hall do Memorial TJDFT – Espaço Lila Pimenta Duarte, onde os desenhos ficarão expostos.

Realizado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, por intermédio do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional (NUAMI), o concurso desafiou crianças e adolescentes a responderam à pergunta “Como será a justiça em 2050?”.

Ao todo, foram 51 trabalhos inscritos, sendo 28, na categoria de 6 a 11, e 23, na categoria de 12 a 14 anos. As propostas foram analisadas pela comissão julgadora observando os critérios de fidelidade ao tema, criatividade e domínio da técnica de desenho.   

“Os trabalhos surpreenderam. Temos trabalho na categoria de 6 a 11 anos que poderiam ser avaliados na categoria acima por conta da técnica, do trabalho refinado e também da mensagem. De forma geral, eles entenderam o tema e conseguiram retratar não só com desenho, mas com texto o conceito que eles têm de Justiça. A participação de todos foi muito valiosa”, afirmou o Presidente da Comissão, Otacílio Marques Guedes.  

Audiodescrição: Comissão avalia os desenhos do  Concurso Justiça e CidadaniaOs artistas que integram a comissão também destacaram a criatividade e a técnica das propostas apresentadas. “Muito bom os trabalhos, muito bem apresentados. Eles têm bastante cor, o que é importante para os que possuem idade entre 6 e 11 anos”, pontuou a artista plástica e pedagoga Lia Paes. O artista plástico Luiz Felipe Vitelli observou que alguns trabalhos da categoria entre 6 e 11 apresentam “qualidade não só na criatividade, mas também na técnica com acabamento melhor”. 

Os vencedores de cada categoria ganharão kits de desenho profissionais e/ou semiprofissionaisA premiação acontece no dia 12 de dezembro em evento comemorativo em alusão ao Dia da Justiça, celebrado no dia 8 de dezembro. O Hall do Memorial TJDFT funciona no 10º andar do Bloco A, Ala A, Sede do TJDFT, em Brasília/DF.   

Integram a comissão Otacílio Guedes Marques, representante indicado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT; o juiz Rafael de Castro, representante da Associação dos Magistrados do Distrito Federal – AMAGIS; Janaína Andrade, da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal – ASSEJUS. A comissão é formada ainda pelos artistas Lia Paes, Daibes Ottoni, Luiz Felipe Vitelli e Márcia Coelho (Markoh).  

Confira os vencedores  

1 – Categoria 6 a 11 anos 

Desenho 3 –  Rafaela Santos Costa – 194 pontos 
Desenho 18 – Francisco Lustosa Sueman – 183 pontos 
Desenho 5 – Isabely da Silva Vasques – 183 pontos 

2 – Categoria 12 a 14 anos 

Desenho 30 – Ana Luísa Araújo Assenço – 182 pontos 
Desenho 51 – Ananda Vuilhermoz Niemeyer – 179 pontos 
Desenho 44 –  Mirela Longuinho Silva – 177 pontos

Fonte: TJDFT