Maria da Penha & Você: podcast aborda violência contra a mulher nos meios de comunicação

Maria da Penha & Você: podcast aborda violência contra a mulher nos meios de comunicação

Maria da Penha & Você: podcast aborda violência contra a mulher nos meios de comunicação

por ACS — publicado 2022-07-18T10:10:00-03:00

Audiodescrição: arte nas cores amarela e branca. Ondas estilizadas atravessam a imagem. Ícone de um microfone. Foto do entrevisto Miguel Vargas, Psicólogo do CJM Leste/TJDFT, no Podcast Maria da Penha & Você – Violência contra a mulher nos meios de comunicação. Assinatura do NJM, cuja marca é uma margarida estilizada, em conjunto com o logotipo do TJDFT.A violência contra as mulheres nos meios de comunicação é o tema do novo episódio do podcast Maria da Penha & Você do TJDFT. O assunto é tratado pelo psicólogo do Centro Judiciário da Mulher CJM – Leste, Miguel Ricardo Vargas.

O entrevistado explica como as produções culturais veiculadas em meios de comunicação de massa, como filmes, novelas, séries e músicas, podem legitimar, perpetuar e até idealizar práticas e comportamentos machistas

O psicólogo do TJDFT fala ainda sobre a desigualdade de poder que pode existir entre os dois lados de um relacionamento e que essa é a base sobre a qual se constrói a violência de gênero. 

Além disso, aborda roteiros de filmes que mostram situações de abuso e perseguição sob o véu do romantismo. Por fim, dá dicas sobre como agir com senso crítico para avaliar as obras.

Podcast

O programa Maria da Penha & Você é uma produção do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TJDFT, que busca levar conhecimento sobre a Lei 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha, e demais legislações que visam combater a violência contra a mulher, sempre com foco em evitar novos delitos.

Os podcasts produzidos pelo Tribunal estão hospedados no Anchor e nas principais plataformas de podcast na internet, como Spotify, Apple e Google Podcasts. O canal pode ser encontrado também na parte inferior da página principal do site do Tribunal. Ouça e compartilhe!

Fonte: TJDFT