1º Vice-Presidente do TJDFT participa do 2º Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça
O 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, participa do 2º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, em São Luís/MA. O evento ocorre no Tribunal de Justiça do Maranhão e também conta com a presença do Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJDFT, Luis Martius Junior.
Na manhã desta quinta-feira,15/08, o Encontro foi aberto pelo Desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, Presidente do TJMA e pelos Desembargadores(as) Raimundo Moraes Bogéa, Vice-Presidente da Corte de Justiça maranhense e Maria Erotides Kneip, Presidente do Colégio de Vice-Presidentes e Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT). Também marcou presença o Ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O 1º Vice-Presidente do TJDFT afirmou que a participação no Encontro é muito importante “porque o evento é uma fonte de conhecimento e de experiências vividas pelos Tribunais, sendo expostas muitas medidas judiciais e administrativas que devem ser observadas para melhorar o atendimento dos Tribunais”.
O Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência informou que estão sendo debatidos no Encontro temas relevantes, como o Banco Nacional de Precedentes e a utilização da Inteligência Artificial para otimizar e dar mais eficiência a diversas atividades dos Tribunais.
No segundo dia do evento, 16/8, os magistrados assistirão a palestras sobre temas importantes, tais como “Os juízes e o sistema de precedentes: a doutrina da responsabilidade institucional”, ministrada pelo Juiz de Direito do TJMT Gerardo Humberto Alves da Silva Júnior; e “Desenvolvimento colaborativo de inteligência artificial para o Judiciário brasileiro: experiências e oportunidades” ministrada pelo Juiz de Direito TJMT João Thiago de França Guerra. Todos os conteúdos servirão para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e atendem aos interesses dos jurisdicionados, uma vez que buscam tornar a Justiça mais célere e harmônica com as novas tecnologias.
O evento debate diversos temas jurídicos e administrativos e será concluído nesta sexta-feira, com a assinatura da Carta de São Luís, com o registro das principais propostas dos magistrados para o aperfeiçoamento do Poder Judiciário. O documento será enviado ao Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luís Roberto Barroso, e aos Presidentes dos Tribunais de Justiça do país.
Com informações: PVP
Fotos: PVP e Divulgação TJMA
Fonte: TJDFT