1ª VIJ-DF divulga balanço das ações de proteção infantojuvenil durante o Carnaval
O Carnaval 2023 do DF contou com a participação da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ-DF) para proteger o público infantojuvenil. Ao todo, 57 agentes de proteção atuaram durante os festejos carnavalescos, principalmente com ações de orientação e de fiscalização em locais com a presença de crianças e adolescentes.
“Depois de dois anos seguidos sem Carnaval devido à pandemia de covid-19, este ano o período foi bem tranquilo em relação a situações envolvendo crianças e adolescentes, com poucas ocorrências, o que consideramos muito positivo”, avalia a supervisora da Seção de Apuração e Proteção da 1ª VIJ-DF, Ana Luíza Müller.
Nos dias de folia, os agentes de proteção infantojuvenil fiscalizaram 32 locais, entre blocos carnavalescos, matinês em clubes, bailes, eventos e estabelecimentos comerciais. Foi lavrado um auto de infração por venda de bebida alcoólica durante matinê, em descumprimento à Portaria VIJ 1 de 10 de janeiro de 2017.
Os agentes também realizaram 76 ações de orientação de ambulantes, bares e outros estabelecimentos, bem como 30 abordagens para orientação de adolescentes com bebida alcoólica. Neste ano, a 1ª VIJ-DF registrou 18 casos de crianças perdidas, tendo sido feitos dois termos de entrega aos pais.
Balanço do Carnaval
- Locais ou eventos fiscalizados: 32
- Crianças perdidas: 18
- Orientação de ambulantes, bares e outros estabelecimentos: 76
- Orientação de adolescentes com bebida alcoólica: 30
- Termos de entrega: 2
- Auto de infração: 1
Fonte: TJDFT