1° Vice-Presidente do TJDFT prestigia homenagem a jornalista na CLDF

1° Vice-Presidente do TJDFT prestigia homenagem a jornalista na CLDF

1° Vice-Presidente do TJDFT prestigia homenagem a jornalista na CLDF

por ACS — publicado 2024-06-20T12:16:00-03:00

WhatsApp-Image-2024-06-20-at-09.19.52.jpgNa noite dessa quarta-feira, 19/6, o Desembargador Roberval Belinati, 1° Vice-Presidente do TJDFT, prestigiou a solenidade de outorga do título de Cidadã Honorária de Brasília à jornalista Ana Dubeux, Diretora de Redação do jornal Correio Braziliense. A homenagem, que aconteceu no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), teve autoria da Deputada Paula Belmonte e destacou a trajetória de sucesso da jornalista.

Em seu pronunciamento, o Desembargador Roberval Belinati parabenizou a CLDF pela homenagem e enalteceu a jornalista pela sua carreira pautada pela ética profissional. “A Câmara Distrital está de parabéns por oferecer uma homenagem a uma pessoa que merece, que tem trabalhado em favor da democracia e da comunicação. Honesta, imparcial, que faz um jornalismo sério e combativo em favor de nossa sociedade. Ana Dubeux é uma das pessoas mais competentes que temos na capital da República,  é um orgulho para o Distrito Federal e para o Brasil tê-la como cidadã honorária de Brasília. Parabéns aos Deputados que aprovaram o projeto apresentado pela eminente Deputada Paula Belmonte, o qual também significa o reconhecimento dos 3 milhões de habitantes que temos no Distrito Federal, pelos relevantes serviços que Ana Dubeux tem realizado em favor da informação sadia, rápida e eficiente”, disse o magistrado.

WhatsApp Image 2024-06-20 at 09.19.53.jpegO 1° Vice-Presidente do TJDFT destacou ainda o período em que presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), oportunidade em que contou com o trabalho imparcial da imprensa para alcançar marcas expressivas, como a menor abstenção do país nas eleições. “Nós do Judiciário somos muito agradecidos a você, Ana Dubeux, ao Correio Braziliense e a todos os jornalistas pela cobertura que têm dado ao trabalho dos Juízes, dos Desembargadores, dos Ministros e de todo o Poder Judiciário (…). 

Para a Deputada, Ana Dubeux também se destacou “pelo perfil de gestora e pela firmeza ao comandar uma redação de jornal, função normalmente exercida por homens”. Desta forma, o título é um reconhecimento à contribuição exemplar da profissional para o jornalismo e para a promoção da informação e da cidadania. “Ana Dubeux é ícone de Brasília”, reforçou Paula Belmonte.

WhatsApp Image 2024-06-20 at 09.19.54.jpegEmocionada, a jornalista Ana Dubeux dedicou o título a todos os profissionais da imprensa, às mulheres brasilienses e à família. “Essa é uma homenagem para todos os colegas da redação, uma homenagem para a cidade e mulheres jornalistas”, agradeceu.

A cerimônia reuniu diversas autoridades públicas, jornalistas e parentes da homenageada.

A homenageada

Natural de Recife (PE), Ana Dubeux veio para Brasília em 1987. No Correio Braziliense, atuou como repórter, subeditora, editora-executiva, chefe de reportagem e colunista. Conquistou o Prêmio Ayrton Senna, Categoria Especial: Destaque Editor, em 2006; o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Primeira Página: 2005, 2011 e 2012; o Prêmio CNT de Jornalismo de 2012, com a série de reportagens “Órfãos do Asfalto”; o Troféu Mulher Imprensa na categoria Editora (2005/2006); e o Troféu Mulher Imprensa na categoria Diretora de Redação/Editora (2013). Em 2010, tornou-se a primeira mulher a integrar o Condomínio dos Diários Associados.

A solenidade foi transmitida pelo canal da CLDF no YouTube e pode ser assistida aqui.

Com informações da Agência CLDF.

Fonte: TJDFT