TJDFT seleciona monografias sobre relações jurídicas na sociedade da informação

TJDFT seleciona monografias sobre relações jurídicas na sociedade da informação

TJDFT seleciona monografias sobre relações jurídicas na sociedade da informação

por ACS — publicado 2021-06-16T09:00:00-03:00

Concurso de monografiasComo as relações sociais que são reguladas pelo Direito são afetadas pelas particularidades da sociedade da informação? Já parou para pensar sobre o assunto? Esta questão é um dos possíveis temas de trabalhos podem participar do 1º Prêmio Ministro Cernicchiaro Concurso de Monografias, que está com inscrições abertas até o dia 30/7/2021 e vai premiar textos acadêmicos que contribuam para a melhoria do Judiciário.          

Com o tema “Seja protagonista da inovação no Judiciário”, o prêmio visa estimular a apresentação de ideias e contribuições de magistrados, magistradas, servidores, servidoras e demais profissionais do sistema de justiça nacional e estudantes sobre os temas propostos, visando o desenvolvimento de soluções inovadoras e pesquisas que possam gerar resultados positivos na prestação jurisdicional.

As inscrições devem ser feitas pelo hotsite do Prêmio, onde você também encontra o edital completo do concurso. Ele prevê cinco temas que podem ser abordados pelos participantes: Direito Processual Civil, Inovação, Justiça e Sociedade; Mecanismos Processuais Penais – aplicação e celeridade no combate à impunidade; Gestão de Processos; Novos Cenários Tecnológicos; e Relações Jurídicas e a Sociedade da Informação.

Os valores dos prêmios variam de R$ 1.500 a R$ 4.500. Além desse reconhecimento, o concurso também objetiva formar um banco de práticas qualificadas que possam ser utilizadas como ponto de partida para o desenvolvimento de uma cultura de inovação no Judiciário nacional.

O Prêmio foi lançado durante o I Seminário Nacional de Gestão e Inovação no Judiciário – A Justiça na era digital, evento promovido pelo TJDFT em outubro de 2020. Na oportunidade, renomados especialistas debateram sobre como a cultura digital pode impactar a transformação organizacional e aumentar a produtividade ao combinar a automação de rotinas, racionalização de procedimentos e capacitação de magistrados, magistradas, servidores e servidoras em novas competências.

As apresentações dos expositores do Seminário foram feitas virtualmente e estão disponíveis no hotsite do evento (clique nos links a seguir para acessar cada um dos dias – 7/108/10 e 9/10). Elas são uma excelente fonte de inspiração para os interessados em produzir o trabalho acadêmico para concorrer ao Prêmio. Você também encontra na hotsite todas as matérias sobre cada dia de apresentação das palestras. Não deixe de conferir!

A Escola de Formação Judiciária poderá publicar, no formato de e-book, as obras vencedoras do concurso, além de entregar um certificado para todos os vencedores.

Acesse o hotsite do prêmio e saiba todos os detalhes do concurso. Inscreva-se!

 

Fonte: TJDFT