TJDFT promove audiência pública para discutir situação da Casa do Artesão de Planaltina

TJDFT promove audiência pública para discutir situação da Casa do Artesão de Planaltina

TJDFT promove audiência pública para discutir situação da Casa do Artesão de Planaltina

por ACS — publicado 2022-02-07T17:04:23-03:00

A Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF realiza, na próxima sexta-feira, 11/02, uma audiência pública de conciliação sobre a “Casa de Câmara e Cadeia”, atual Casa do Artesão, em Planaltina, construída em 1932. O debate acontece a partir das 14h15 e será transmitido ao vivo pelo Canal Oficial do TJDFT no Youtube

Na ação civil pública, o MPDFT relata que o local passou por diversas mudanças ao longo dos anos, está com as características arquitetônicas desfiguradas e possui risco iminente de colapso por conta do comprometimento nas estruturas do imóvel. O Ministério Público destaca que a importância do local é inegável para o patrimônio histórico e cultural de Brasília e que as omissões do Distrito Federal, da Novacap e da Prefeitura de Planaltina de Goiás precisam ser corrigidas.  

Em manifestação, o Distrito Federal informou que estão sendo adotadas algumas iniciativas para equacionar as ameaças ao prédio, ao entorno, como a interdição do galpão, e às pessoas que passam pelo local. A  Casa de Câmara e Cadeia já está interditada. 

Durante a audiência pública, as partes irão buscar uma solução autocompositiva. A comunidade poderá participar e colaborar com o debate por meio do chat ao vivo do Youtube. As audiências nesse formato têm o objetivo de  promover a ampla participação popular, democratizar as solenidades, dar visibilidade às audiências, ações judiciais e aos assuntos tratados na Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do TJDFT. 

Desenvolvimento sustentável 

Com as audiências públicas, o TJDFT também avança para ampliar o modelo democrático, com acesso e efetiva participação da sociedade no processo judicial, de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 da Agenda 2030. O Tribunal segue ainda dando cumprimento ao Plano de Ações para alcance da Meta Nacional 9 de 2021, voltado à implementação de ações de prevenção ou desjudicialização de conflitos. 

Quanto à Meta 9, o TJDFT escolheu o tema relacionado à tutela do meio ambiente, ao fortalecimento da cultura de proteção ao patrimônio urbanístico-arquitetônico de Brasília e de conscientização dos impactos ocasionados pelos danos ambientais na mudança climática, uma vez que Brasília é tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. 

Acessibilidade (Links úteis) 

Acesse o PJe1 e saiba mais sobre o processo: 0707012-03.2020.8.07.0018

Confira as audiências públicas no Canal do TJDFT no Youtube

Saiba mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

Fonte: TJDFT