TJDFT participa da Carreta Móvel da DPDF e facilita acesso da população aos serviços da Justiça

TJDFT participa da Carreta Móvel da DPDF e facilita acesso da população aos serviços da Justiça

TJDFT participa da Carreta Móvel da DPDF e facilita acesso da população aos serviços da Justiça

por ACS — publicado 2022-07-01T11:25:00-03:00

Audiodescrição: foto dos representantes do TJDFT no evento

Nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30/6, o TJDFT, por meio da Secretaria de Atendimento ao Jurisdicionado do TJDFT (SEAJ), participou mais uma vez na Carreta Móvel da Defensoria Pública do DF, projeto que leva Justiça e cidadania à população carente do Distrito Federal. A ação contou com a presença da Secretária da SEAJ, Elenara Oliveira.

A iniciativa faz parte de um convênio firmado pelo TJDFT com a DPDF, que possibilitou ao Tribunal prestar seus serviços aos cidadãos atendidos pelo projeto da Defensoria. Durante as visitas da carreta, a SEAJ, além de orientar, tirar dúvidas e fazer consultas processuais, também faz a redução a termo das demandas e já distribui o processo na mesma hora. A Secretaria do TJDFT está presente em todas as visitas da carreta, que acontecem ao menos uma vez por mês. Sua bandeira é atender ao objetivo primordial do TJDFT de promover a facilitação do acesso à Justiça para a população mais vulnerável.  

Carreta Móvel

Audiodescrição: foto do atendimento aos cidadãos dentro da carreta

Inaugurada em 2021, a Carreta Móvel da Defensoria Pública do Distrito Federal é o maior equipamento itinerante de atendimento jurídico à criança e ao adolescente do Brasil. Como uma ferramenta de acesso à Justiça, a Unidade Móvel descentraliza o atendimento dos Núcleos de Assistência Jurídica da Defensoria Pública e o aproxima das comunidades hipossuficientes.

O equipamento itinerante percorre diversas regiões do DF para cumprir sua missão de garantir direitos fundamentais das famílias em situação de vulnerabilidade. No veículo, estão disponíveis todos os serviços básicos da Defensoria Pública do DF e outras especificidades de acordo com o estudo prévio das demandas de cada região. Além disso, a Unidade atende ações relacionadas à adoção, internação compulsória para tratar drogadição, alvará judicial para viagem internacional, defesa em ações de acolhimento institucional e destituição do poder familiar, entre outros casos.

Fonte: TJDFT