Programa Justiça Comunitária do TJDFT recebe visita de membros do MPMA
Na última terça-feira, 28/6, o Programa Justiça Comunitária (PJC) do TJDFT recebeu, em sua sede, no Fórum de Ceilândia, a visita de comitiva do Ministério Público do Estado do Maranhão.
A visita foi acompanhada pela Juíza do TJDFT Caroline Santos Lima. Além da magistrada, estiveram presentes na visita a assistente social Aládia Chaves Maia de Oliveira, o Promotor de Justiça da Promotoria Comunitária Itinerante, Vicente de Paulo Silva Martins, e o Promotor de Justiça José Márcio Maia Alves, diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais.
Os supervisores do PJC, Thais Andreozzi, Cláudio Benício e Vera Soares, com a participação dos agentes comunitários Valdeci Silva, Maria Suely Ribeiro e Antônio Lemes, apresentaram aos presentes a história do Programa, desde suas origens, em 2000. A comitiva teve a oportunidade de conhecer diversas atividades e projetos desenvolvidos pelo PJC nesses quase 22 anos, que teve Ceilândia como projeto-piloto e, atualmente, está presente nas regiões de Taguatinga e Samambaia.
No encontro, os agentes comunitários, com protagonismo e engajamento, estilo que lhes caracterizam, puderam esclarecer dúvidas, tais como o processo de seleção e capacitação dos agentes comunitários, a inclusão dos entes públicos na atuação do Programa, entre outros temas. Foram explanados também os projetos atuais do PJC e os eixos de atuação do Programa nas comunidades do DF: a mediação comunitária de conflitos, a educação para os direitos e a articulação das redes sociais. Casos concretos atendidos pelo PJC foram trazidos como exemplos, com a ênfase que é dada a essas ações pela transformação de pessoas e comunidades, para estarem cada vez mais aptas a pensarem juntas e, coletivamente, participarem das decisões para suas próprias vidas.
Fonte: TJDFT