Pró-Saúde: informações e orientações para atendimentos no feriado

Pró-Saúde: informações e orientações para atendimentos no feriado

Pró-Saúde: informações e orientações para atendimentos no feriado

por ACS — publicado 2022-02-25T17:49:00-03:00

O feriado de carnaval se aproxima! Pensando nisso, o Pró- Saúde listou abaixo algumas orientações e informações importantes que podem ser úteis para você e seus dependentes em eventuais atendimentos que vierem a ser realizados durante o período de recesso.  

1- Carteirinhas do Pró-Saúde

A validade das carteirinhas físicas do Pró-Saúde foi prorrogada por tempo indeterminado. Logo, elas podem ser usadas independentemente da data de vencimento indicada. Caso sua carteirinha física tenha numeração antiga, o prestador (clínica, laboratório ou hospital) poderá solicitar as autorizações necessárias pelo nome do paciente.

Na falta da carteirinha física (inclusive por perda ou roubo do documento) ou se preferir, o beneficiário poderá acessar a carteirinha virtual no Portal Web do Pró-Saúde (Acesse o manual anexo). O documento virtual poderá ser apresentado pelo beneficiário por meio do smartphone ou tablet.

2- Possível indisponibilidade dos sistemas do Pró-Saúde

Em razão das ações de manutenção nos serviços de TI, programadas para o feriado, os sistemas do Pró-Saúde, inclusive o autorizador Conecta e o Portal Web, poderão apresentar indisponibilidade.

O Pró-Saúde informa que a rede é orientada a atender aos beneficiários, durante os períodos de indisponibilidade, por meio de uma Guia de Atendimento – GA, que deverá ser assinada pelo paciente no momento do atendimento. As respectivas autorizações deverão ser solicitadas posteriormente pelo credenciado (hospital, clínica ou laboratório), após o restabelecimento dos sistemas.

O Pró-Saúde recomenda que os beneficiários acessem previamente suas carteirinhas virtuais e guardem uma cópia impressa ou o print da carteirinha no celular, pois eventual indisponibilidade do sistema do Pró-Saúde pode prejudicar o acesso ao documento online.

3- Atendimento médico fora do DF

Se houver necessidade de atendimento fora do Distrito Federal (eletivos ou de urgência), o Pró-Saúde orienta que os beneficiários recorram à rede credenciada da Central Nacional Unimed (Unimed CNU), utilizando a respectiva carteirinha. O Pró-Saúde esclarece que os atendimentos pela Gama Saúde estão temporariamente suspensos por questões contratuais e a Unimed Norte-Nordeste está em recuperação judicial, contando, atualmente, com rede conveniada bastante reduzida.

A Unimed CNU dispõe de aplicativo para smartphone chamado “MEU PLANO” por meio do qual você pode acessar as carteirinhas, consultar a rede credenciada e gerar o QR CODE/TOKEN, que pode ser solicitado no momento do atendimento. Por isso, recomenda-se que todos os beneficiários baixem e se cadastrem no aplicativo.

Importante destacar que você não precisa ter a carteirinha física da Unimed CNU para ser atendido. O número da carteirinha ou a versão digital do documento, gerada por meio do aplicativo, são suficientes. Aliás, o número da carteira também pode ser obtido junto à UNIMED CNU, pelo telefone 0800-942-0011 .

Lembramos que a carteirinha da Unimed deve ser usada exclusivamente para atendimentos fora do DF.  

Fonte: TJDFT