Presidente do TJDFT prestigia inauguração da galeria dos ouvidores nacionais de Justiça

Presidente do TJDFT prestigia inauguração da galeria dos ouvidores nacionais de Justiça

Presidente do TJDFT prestigia inauguração da galeria dos ouvidores nacionais de Justiça

por ACS, com informações da Agência CNJ de Notícias — publicado 2023-05-24T12:26:00-03:00

Foto do Presidente visitando a galeria da Ouvidoria Nacional

O Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, participou, na noite dessa terça-feira, 23/5, da solenidade de inauguração da galeria dos ouvidores de Justiça, realizada na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia foi conduzida pela Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministra Rosa Weber, e contou com a presença de diversas autoridades.

Na ocasião, a Ministra Rosa Weber destacou a inquestionável relevância da Ouvidoria como canal de diálogo da sociedade com o Poder Judiciário, “a possibilidade de participação social, fundamental não só à efetivação do Estado Democrático de Direito como também ao exercício da cidadania e à administração da Justiça”, afirmou.

Foto do Presidente visitando Ouvidoria Nacional da Justiça.Sobre a galeria, a Presidente do Conselho disse ser uma importante homenagem às conselheiras e aos conselheiros que sucessivamente desempenharam relevantes funções e contribuíram para a democratização do Judiciário. “Promovem os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, e ajudam a tornar palpáveis e efetivos o direito à informação, o acesso à Justiça e a harmonia entre as instituições públicas e a população”, pontuou.

Homenageados

A solenidade contou com a presença do promotor de Justiça Militar do Ministério Público do Pará Gilberto Valente Martins, ouvidor de 2013 a 2014; do advogado Luiz Cláudio Silva Allemand, designado no período de 2016 a 2017; da Desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará Maria Iracema Martins do Vale, titular de 2018 a 2019; do advogado André Godinho, ouvidor de 2019 a 2021; e da Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região Tânia Regina Reckziegel, ouvidora no período de 2021 a 2022. A Ministra Maria Helena Mallmann, do Tribunal Superior do Trabalho, e atual titular da Ouvidoria Nacional da Mulher também esteve presente à solenidade.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site do CNJ.

Fotos: Rômulo Serpa/Agência CNJ

Fonte: TJDFT