Presidente do TJDFT destaca importância de mulheres em cargos relevantes durante posse de nova Desembargadora

Presidente do TJDFT destaca importância de mulheres em cargos relevantes durante posse de nova Desembargadora

Presidente do TJDFT destaca importância de mulheres em cargos relevantes durante posse de nova Desembargadora

por TT — publicado 2023-03-10T19:30:00-03:00

Presidente e Vice-presidente do TJDFT ao lado da nova desembargadora do TJDFT, LucimeireNesta sexta-feira, 10/3, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) ganha mais uma Desembargadora. Lucimeire Maria da Silva é a primeira mulher natural de Brasília a assumir o cargo de Desembargadora. “É muito gratificante ver as mulheres assumindo cargos relevantes, conquistados com muita luta, trabalho redobrado e com muito estudo”, destacou o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, ao dar posse à magistrada. A cerimônia foi realizada no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence, localizado no Fórum de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJDFT no YouTube. 

A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati; pela Assessora de Recursos Constitucionais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Promotora de Justiça Fabiana Costa Barreto, representando o Procurador-Geral de Justiça George Seigneur; pelo Juiz Carlos Alberto Martins Filho, Presidente da AMAGIS/DF e Secretário da AMB, representando o Presidente da AMB, Juiz Frederico Mendes Júnior; e pelo Conselheiro da OAB/DF Vitalino José Ferreira Neto, representando o Presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior. 

Após a execução do Hino Nacional e cumprimento dos ritos tradicionais de leitura do juramento e assinatura do Termo de Posse, a nova Desembargadora recebeu a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, em seu grau máximo – Grão ColarNa ocasião, o Presidente do TJDFT fez um breve resumo da trajetória da magistrada, cuja excelência é conhecida pela simplicidade, generosidade, humanidade e dedicação à família e às atividades funcionais com competência.  

Durante a cerimônia, o magistrado reforçou, ainda, que a posse da Desembargadora significa o “reconhecimento da enorme capacidade das mulheres em tudo que fazem, da força transformadora que elas imprimem nas ações que realmente modificam nossa sociedade. Precisamos cada vez mais valorizar as mulheres”. Por fim, o Presidente do TJDFT enfatizou o trabalho cuidadoso do Tribunal no combate à violência contra as mulheres e a excelência dos serviços prestados pela Justiça local, reconhecida pelo Conselho Nacional Justiça (CNJ). 

Também acompanharam a solenidade os Juízes Auxiliares da Presidência, Luis Martius Júnior e Caio Brucoli; a Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marília Garcia Guedes; a Procuradora-Geral do DF, Ludmila Lavocat Galvão; o Defensor Público-Geral do DF, Celestino Chupel; magistrados e servidores do Tribunal, procuradores e promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, familiares e amigos da empossada. 

A magistrada foi eleita pelo Tribunal Pleno do TJDFT, pelo critério de antiguidade, em sessão realizada em 24 de janeiro. Ela irá ocupar a vaga decorrente do falecimento do Desembargador Gilberto Pereira de Oliveira.   

Currículo   

Lucimeire Maria da Silva é graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), com especialidade em Direito Civil; pós-graduada pela Escola Superior do Ministério Público do Distrito e Territórios e pós-graduada em Direito Privado pela Universidade Católica de Brasília (UCB).  

Ingressou no TJDFT mediante concurso de provas e títulos em fevereiro de 1995; e titularizou na Primeira Vara de Família do Gama/DF. A magistrada foi titular da 4ª Vara Cível de Taguatinga de maio de 1999 a julho de 2007; e da 5ª Vara Cível de Brasília de julho de 2008 a agosto de 2013. Exerceu ainda a Diretoria do Fórum de Taguatinga no biênio 2006/2008 e do Fórum Júlio Leal Fagundes no biênio 2016/2018.   

Também foi titular da 4ª Vara de Família de Brasília de agosto de 2013 até ser promovida ao cargo de Juíza Substituta de 2º Grau em fevereiro de 2022. A magistrada atuou ainda na 4ª Turma Cível até a presente data. 

Acesse aqui as fotos da solenidade de posse da Desembargadora Lucimeire Maria da Silva.

Fonte: TJDFT